Inmetro fiscaliza balanças utilizadas na mediĂ§Ă£o de medicamentos
Operações do instituto verificaram 760 instrumentos de pesagem em farmĂ¡cias de manipulaĂ§Ă£o de dez estados da federaĂ§Ă£o

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas em BrasĂlia
Publicado em: 13/07/2024 Ă s 08:42 | Atualizado em: 13/07/2024 Ă s 08:42
Fiscais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizaram operações especiais em dez estados brasileiros, no perĂodo de 2 a 22 de maio deste ano.
O alvo das fiscalizações foram os instrumentos de pesagem (balanças) utilizados na mediĂ§Ă£o de medicamentos, especialmente em farmĂ¡cias de manipulaĂ§Ă£o. Tais operações foram realizadas em alusĂ£o ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio.
Para as ações, o Inmetro contou com a atuaĂ§Ă£o da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). O chefe da DivisĂ£o de SupervisĂ£o em Metrologia Legal do Inmetro, Felipe Ferreira, relata que a Ăªnfase das operações foi a supervisĂ£o metrolĂ³gica de balanças, tambĂ©m chamadas de instrumentos de pesagem nĂ£o automĂ¡ticos.
Ao todo, foram verificados 760 balanças dos 165 estabelecimentos visitados. Dentre as maiores incidĂªncias de infraĂ§Ă£o foram identificados erros de mediĂ§Ă£o acima do admissĂvel e resultados de ensaios de excentricidade acima do erro mĂ¡ximo admissĂvel.
Durante a operaĂ§Ă£o, foram realizadas 209 ações em 38 municĂpios dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, SĂ£o Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, GoiĂ¡s, Sergipe, Rio Grande do Norte, EspĂrito Santo e Tocantins.
Dos estados onde ocorreram as fiscalizações, Tocantins, Rio de Janeiro e GoiĂ¡s nĂ£o identificaram irregularidades.
Leia mais
Inmetro vai fazer controle da cadeia do gĂ¡s veicular
Irregularidades
As reprovações alcançaram 6,45% do total de instrumentos fiscalizados durante as operações, sendo 80% das irregularidades concentradas na regiĂ£o Sudeste.
Os estabelecimentos onde foram detectadas incongruĂªncias foram notificados e, em casos mais graves, os instrumentos irregulares foram apreendidos.
Felipe Ferreira esclarece que as avaliações desses instrumentos ocorrem durante todo o ano e que, durante o mĂªs de maio, as operações tiveram carĂ¡ter especial, com o objetivo de reforçar a importĂ¢ncia da metrologia na confiabilidade das medições no processo de fabricaĂ§Ă£o de medicamentos.
Dia nacional
O dia nacional do uso racional de medicamentos Ă© uma data dedicada Ă conscientizaĂ§Ă£o sobre a importĂ¢ncia do consumo de medicamentos de forma adequada, segura e responsĂ¡vel.
Celebrado anualmente em 5 de maio, tem o objetivo de promover a reflexĂ£o sobre o uso consciente de medicamentos, evitando automedicaĂ§Ă£o, desperdĂcio e uso inadequado, que podem resultar em sĂ©rios problemas de saĂºde.
Foto: divulgaĂ§Ă£o/Inmetro