Indústria 4.0 e impactos na ZFM e Amazônia são debatidos na OAB-AM

Publicado em: 21/05/2019 às 19:26 | Atualizado em: 21/05/2019 às 21:05
O presidente da Comissão de Defesa da Amazônia da seccional Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marcos Cavalcante, divulgou hoje que nesta quarta, dia 22, a entidade realiza o 1º Seminário Amazônia 4.0.
A ideia é promover rodas de palestras e debates sobre os impactos da indústria 4.0. na defesa, soberania e nos modelos de desenvolvimento sustentável para a Zona Franca de Manaus (ZFM) e para a Amazônia brasileira.
De acordo com Cavalcante, “as inovações tecnológicas possibilitam a exploração racional e consciente da biodiversidade amazônica”.
Ele vê possibilidades de integrar cadeias produtivas locais e regionais à economia mundial a partir da exploração dos ativos naturais da Amazônia.
Segundo o secretário-geral da comissão, advogado Rafael Paixão, a ideia do seminário veio das pesquisas e trabalhos da entidade.
“O potencial da região é enorme quando analisamos o valor do capital natural amazônico. A finalidade do evento é, portanto, iniciar o debate interdisciplinar sobre os temas que envolvem a Amazônia no contexto da indústria 4.0’’, disse.
Durante o evento na sede da OAB em Manaus, a partir de 15h30, serão arrecadados alimentos não-perecíveis para o Programa de Atendimento aos Refugiados (PAR), promovido pela Ulbra Manaus, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Instituto Mana, Comissão de Relações Internacionais da OAB/AM e entidades religiosas.
Leia mais
Audiência da ZFM na comissão da Amazônia cobra ação da Suframa
Elenco de peso
Autoridades nos temas sobre a Amazônia foram convidadas para o seminário.
- Francisco Higushi (doutor em engenharia florestal e CTO da HDOM – consultoria ambiental);
- Edmilson Barreiros (procurador-chefe do MPF/AM);
- Olinda Canhoto (doutora em biotecnologia e pesquisadora do Centro de Biotecnologia da Amazônia, o CBA);
- Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente (mestre em ciências do ambiente e sustentabilidade da Amazônia);
- Professor Fransuá (mestre em engenharia de produção, vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus);
- Pauderney Avelino, empresário e ex-deputado federal.
Leia mais
Pesquisador sugere receita verde à ZFM na simplificação de impostos
Como participar
As inscrições do evento estão através do endereço https://www.sympla.com.br/1-seminario-amazonia-40__521325 e os participantes receberão certificado de 15 (quinze) horas complementares mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
Foto: Reprodução/internet