Incêndio em montadora de carros da ZFM já dura mais de 5 horas

Maior inêndio em fábrica do Distrito Industrial de Manaus foi isolado, mas não está controlado

Incêndio Effa Motors

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 05/08/2025 às 17:35 | Atualizado em: 05/08/2025 às 17:37

Já dura mais de cinco horas o incêndio na Effa Motors, montadora de carros do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (PIM/ZFM). O fogo começou por volta do meio-dia e às 17h as chamas ainda permaneciam sem previsão de perder força.

Por volta das 16h, os bombeiros conseguiram isolar o incêndio, sem falar, contudo, em controle. Isolar as chamas era a preocupação, porque o color poderia se alastrar para outras fábricas que ficam no mesmo terreno do da Effa.

Das estruturas da empresa, no Distrito 2, duas foram totalmente destruídas. Uma foi consumida rapidamente pelo fogo. A outra, onde provalmente estava o estoque de tintas da fábrica, e outros materiais químicos, alimentaram o incêndio. Esse material explode e alimenta o fogo e a fumaça que pode ser vista de toda Manaus.

Condomínios de galpões

Ali onde a Effa se instalou funciona uma espécie de condomínios de galpões. São várias empresas no mesmo terro.

A alta temperatura, mais cedo, superaquecia as paredas de outras fábricas. Por isso, havia combate em dois sentidos: um para debelar as chamas e outro para resfriar as estruturas dos galpões vizinhos.

Sobre a Effa

A Effa é uma montadora brasileira de veículos utilitários, incluindo caminhões, vans e picapes. Ela se estabeleceu no Brasil em parceria com empresas e se tornou conhecida por sua parceria com a Changhe, Hafei, Huanghai, JinBei, Jiangling Motors (JMC), Lifan e Sinotruk.

Em Manaus, ela se instalou em 2007. Atualmente, emprega 120 funcionários e opera em dois turnos, produzindo modelos como picapes de cabine simples e dupla, e furgões. Toda sua produçao se destina ao transporte de carga.

Em 2024, a Effa fechou o ano com 1.900 veículos montados. Sua meta, no PIM, antes o incêndio, era chegar a 15 mil unidades/ano até 2030.

Sem vítimas

Não houve vítima no incêndio.

Princípio

Até agora não há informação sobre as causas do incêndio.

O que diz a Effa

A Effa já se manifestou sobre o incêndio. Mas sua manifestação foi por meio se mensagem à Suframa. O texto, porém, conseidera prematuro uma posição da empresa. Leia abaixo.

Amigos e parceiros,

Estamos cientes das informações que estão circulando sobre o incêndio em nossa fábrica. No entanto, neste momento, entendemos que qualquer manifestação seria prematura, pois os fatos ainda estão sendo apurados pelas autoridades competentes.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a seriedade em tudo o que fazemos, e assim que houver posicionamento oficial, comunicaremos prontamente.

Seja qual for o desdobramento, seguimos firmes e confiantes de que poderemos superar qualquer desafio e sair ainda mais fortes, unidos e preparados para continuar avançando.

Agradecemos pela compreensão e seguimos à disposição.

Abraço,
Effa Motors

Foto/Klinsman valente