IanomĂ¢mis: PF prende financiadores de garimpeiros na terra indĂ­gena

A PolĂ­cia Federal realiza a OperaĂ§Ă£o Taurus Aureus para desarticular o garimpo ilegal.

Publicado em: 03/09/2024 Ă s 11:30 | Atualizado em: 03/09/2024 Ă s 11:31

Nesta terça-feira (3/9), a PolĂ­cia Federal (PF) deflagrou a OperaĂ§Ă£o Taurus Aureus, com o objetivo de combater a logĂ­stica e o financiamento das organizações que favorecem o garimpo ilegal na Terra IndĂ­gena IanomĂ¢mi. A aĂ§Ă£o resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensĂ£o, alĂ©m de 5 mandados de prisĂ£o preventiva nos estados de Roraima e RondĂ´nia.

A operaĂ§Ă£o estĂ¡ diretamente ligada Ă  OperaĂ§Ă£o LibertaĂ§Ă£o, iniciada em fevereiro de 2023, e faz parte de ações permanentes para expulsar garimpeiros invasores do territĂ³rio IanomĂ¢mis.

Entre as medidas adotadas, a apreensĂ£o e o bloqueio de bens, incluindo veĂ­culos e uma fazenda, visam reparar os danos ambientais causados pelo garimpo ilegal e enfraquecer financeiramente as organizações criminosas envolvidas.

A situaĂ§Ă£o na Terra IndĂ­gena IanomĂ¢mi

A Terra IndĂ­gena IanomĂ¢mi, localizada nos estados do Amazonas e de Roraima, enfrenta uma emergĂªncia de saĂºde desde janeiro de 2023.

O governo federal tem implementado diversas ações para apoiar os cerca de 31 mil indĂ­genas que vivem em 370 comunidades espalhadas pelos quase 10 milhões de hectares do territĂ³rio.

Leia mais

AmazĂ´nia: começa obra do primeiro hospital indĂ­gena para ianomĂ¢mis

Entre as ações, destacam-se o envio de profissionais de saĂºde e cestas bĂ¡sicas, alĂ©m do reforço na segurança para conter a atuaĂ§Ă£o de garimpeiros.

O MinistĂ©rio da SaĂºde informou que, desde o inĂ­cio das operações, sete polos de saĂºde foram reabertos, totalizando 37 unidades de saĂºde em funcionamento, com 1.497 profissionais atuando na regiĂ£o.

Leia mais no g1

Foto: Fernando FrazĂ£o/AgĂªncia Brasil