Histórias dos ônibus de Manaus ganham vida nas filmagens de ‘Crônicas do Busão’

Crônicas do Busão

da Redação do BNC AMAZONAS

Publicado em: 18/01/2025 às 09:38 | Atualizado em: 30/06/2025 às 09:39

O telefilme “Crônicas do Busão” deu largada às filmagens nesta semana, ocupando ônibus e terminais da capital amazonense com uma equipe de mais de 45 pessoas — entre elenco principal e de apoio, direção, produção, técnicos e alunos do curso de Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura de Manaus, o projeto transforma em narrativa audiovisual as crônicas do jornalista Neuton Corrêa, publicadas nos livros Entrelinhas (2009) e A Poesia do Homem Cavalo (2012), da Editora Valer.

Comédia dramática

Dirigido pela Dabacuri Produções, o telefilme de aproximadamente 50 minutos aposta no formato comédia dramática. Ele retrata, de forma divertida e às vezes desconcertante, histórias verídicas vividas por usuários do transporte coletivo da cidade, narradas em estilo de crônicas por Neuton e adaptadas para o audiovisual pelo roteirista Alexandre Santana, ainda em 2021, com recursos de edital lançado pela Manauscult.

Todo o trabalho é filmado em locações reais, mas flashbacks levam o público a bairros, campinhos e casas que compõem o universo dos personagens.

A narrativa – conduzida por um observador em voz-over – costura amores proibidos, pequenas confissões e conflitos de vizinhança, compondo um retrato contemporâneo da cultura popular manauara.

O lançamento de “Crônicas do Busão” está previsto para o segundo semestre de 2025.