Governo e prefeitura só esperam doses para vacinar crianças no AM

Já está definido que nesta fase será usada a vacina da Pfizer, específica para crianças, conforme autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

governo, prefeitura, vacinar, criancas,, am

Publicado em: 06/01/2022 às 16:48 | Atualizado em: 07/01/2022 às 14:23

O governador Wilson Lima (PSC) e o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta (sem partido), divulgaram hoje (6) que o estado e a capital estão prontos para iniciar a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a covid (coronavírus). Só aguardam o recebimento de doses por parte do governo federal, via Ministério da Saúde. 

Já está definido que nesta fase será usada a vacina da Pfizer, específica para crianças, conforme autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).  

O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. E o intervalo mínimo com outras vacinas é de 15 dias para receber esta primeira dose. 

Contudo, o ministério não informou quantas doses caberão ao Amazonas. E nem quando serão enviadas, embora trabalhe com a expectativa de receber 3,7 milhões de doses para todo o país na segunda quinzena deste mês. 

Conforme Lima, a vacinação será por grupos prioritários, segundo o Programa Nacional de Imunização.

O sistema de saúde do Amazonas recebeu hoje informe técnico do ministério com essa orientação. 

Inicialmente, serão imunizadas as crianças com deficiência permanente ou com comorbidades. Em seguida, indígenas e quilombolas e crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de covid.  

De acordo com o governo, após vêm as crianças sem comorbidades, na seguinte ordem: de 10 e 11 anos; 8 e 9; 6 e 7; e com 5 anos de idade.

Exigência de treinamento 

Conforme o Ministério da Saúde, os vacinadores de crianças vão ter de passar por capacitação para atuar na campanha.  

O treinamento com os técnicos de saúde dos estados será nesta sexta (7), pela internet. Após, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), no caso do Amazonas, se encarrega de treinar os profissionais dos municípios.

Leia mais

Manaus na expectativa 

A Prefeitura de Manaus informa que aguarda nota técnica e o envio de doses pelo Ministério da Saúde para programar a vacinação contra a covid das crianças de 5 a 11 anos na capital. 

A inclusão desse público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid foi anunciada, oficialmente, na tarde de quarta-feira, 5/1, pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Na ocasião, foi apresentada uma estimativa de entrega no Brasil do primeiro lote de vacinas pediátricas para a próxima quinta-feira, 13/1.

A distribuição aos estados, segundo o ministro, começará a ser feita no dia seguinte, se o cronograma for cumprido. 

Após o recebimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a campanha de vacinação contra a covid em Manaus, definirá a estratégia para atender esse público, considerando as quantidades de doses por remessa.

Foto: Diego Peres/Secom