Governo Federal retoma operações em porto de Itacoatiara

De acordo com o ministro da Infraestrutura, TarcĂ­sio de Freitas, a retomada das operações Ă© fundamental para os municĂ­pios da regiĂ£o, que dependem do transporte hidroviĂ¡rio

Publicado em: 21/08/2020 Ă s 17:59 | Atualizado em: 21/08/2020 Ă s 17:59

O Governo Federal retomou as operações da InstalaĂ§Ă£o PortuĂ¡ria PĂºblica de Pequeno Porte (IP4) de Itacoatiara, no Amazonas.

A princĂ­pio, essa IP4 recebe barcos regionais que fazem a rota interestadual (Amazonas-ParĂ¡). Portanto, com os serviços realizados no local foi possĂ­vel melhorar o escoamento da produĂ§Ă£o do municĂ­pio.

De acordo com o ministro da Infraestrutura, TarcĂ­sio de Freitas, a retomada das operações Ă© fundamental para os municĂ­pios da regiĂ£o. Sobretudo, essas dependem do transporte hidroviĂ¡rio.

“As IP4 sĂ£o instalações essenciais para o transporte de cargas e passageiros, alĂ©m de promover mais segurança e acesso da populaĂ§Ă£o Ă  educaĂ§Ă£o, Ă  assistĂªncia mĂ©dica e Ă  geraĂ§Ă£o de emprego e renda”.

A IP4 estava paralisada desde primeiro semestre de 2019. No entanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou obras de recuperaĂ§Ă£o do cais flutuante. Bem como da ponte metĂ¡lica e berço metĂ¡lico para que a InstalaĂ§Ă£o pudesse retomar as operações. Dessa forma poderĂ¡ contribuir para o desenvolvimento regional.

As equipes do DNIT tambĂ©m atuaram para que a certificaĂ§Ă£o naval fosse obtida conforme normas especĂ­ficas. Esta, portanto, visando a regularizaĂ§Ă£o da IP4. A autarquia investiu mais de R$ 369 mil para revitalizar o pequeno porto que jĂ¡ estĂ¡ recebendo embarcações de cargas e passageiros, possibilitando o atendimento adequado Ă  populaĂ§Ă£o local.

Foto: DNIT/ DivulgaĂ§Ă£o

 

 

 

Leia mais

Justiça Federal libera o edital de recuperaĂ§Ă£o do trecho C da BR-319