Governo envia 200 cilindros de oxigênio para hospital de Tabatinga
Aquisição dos cilindros de oxigênio foi com recursos do Governo do Estado e faz parte dos esforços de combate ao novo coronavírus no interior

Publicado em: 02/05/2020 às 20:37 | Atualizado em: 02/05/2020 às 20:37
Hospital de Guarnição de Tabatinga, que atende a população do Alto Solimões, composta por outros oito municípios, vai receber 200 cilindros de oxigênio de 10m³ que
A aquisição foi feita com recursos do Governo do Estado e faz parte dos esforços de combate ao novo coronavírus no interior.
Leia mais
Hospital de campanha municipal ganha sala de tomografia
A carga chegou pelo Aeroporto de Ponta Pelada, na Zona sul de Manaus, e foi transportada de São Paulo em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
A FAB tem dado apoio logístico ao Governo do Amazonas durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com o diretor de logística da Secretaria de Saúde (Susam), Ionaldo Vasconcelos, os 200 cilindros novos vão garantir o pleno funcionamento do hospital de Tabatinga durante a manutenção da sua usina de oxigênio.
Na última sexta-feira (01), a Susam já tinha enviado um lote de cilindros recarregados para o município.
Substituição
Com a nova aquisição, a Susam passa a ter 920 cilindros de oxigênio aplicados nos 61 municípios do interior do Amazonas.
Segundo o Departamento de Logística, o Governo do Estado está finalizando a compra de outros 300 desses equipamentos, o que aumentará para mais de 1.200 a quantidade aplicada no interior.
Em paralelo, como parte do planejamento para o combate à pandemia de Covid-19, a secretaria também está remanejando cilindros da capital para os demais municípios.
Isso tem sido possível graças à instalação de tanques estacionários de oxigênio em hospitais e serviços de pronto atendimento de Manaus, permitindo a liberação dos cilindros antes usados nessas unidades.
Fotos: Arthur Castro / Secom