Governo diz que vai informar ao STF no prazo o que fez na terra yanomami

ReduĂ§Ă£o do garimpo, avanço na saĂºde e reforço estrutural sĂ£o algumas das ações que marcam o plano de proteĂ§Ă£o

Publicado em: 09/02/2025 Ă s 16:53 | Atualizado em: 09/02/2025 Ă s 16:53

O Governo Federal reafirmou seu compromisso com a proteĂ§Ă£o dos Yanomami, destacando que todas as informações solicitadas pelo STF serĂ£o entregues dentro do prazo.

Desde 2023, a maior operaĂ§Ă£o jĂ¡ realizada na Terra IndĂ­gena Yanomami envolve 33 Ă³rgĂ£os federais. Em dois anos, houve uma reduĂ§Ă£o de 95% nas novas Ă¡reas de garimpo.

Na saĂºde, o governo ampliou em 155% o nĂºmero de profissionais e reabriu todas as unidades fechadas, reincluindo mais de 5.200 indĂ­genas que estavam desassistidos.

Os avanços resultaram na queda de 27% no nĂºmero de Ă³bitos no primeiro semestre de 2024, incluindo reduções expressivas em desnutriĂ§Ă£o (-68%), infecções respiratĂ³rias (-53%) e malĂ¡ria (-35%).

A estrutura na regiĂ£o foi reforçada com sistemas de abastecimento de Ă¡gua e distribuiĂ§Ă£o de mais de 114 mil cestas de alimentos. A Casa de Governo, em Boa Vista, coordena a recuperaĂ§Ă£o do territĂ³rio.

O governo segue atuando para garantir autonomia, dignidade e segurança aos Yanomami, reafirmando seu compromisso com os direitos indĂ­genas e a soberania nacional.

Leia mais

IanomĂ¢mis: em 3,8 mil operações, 159 invasores presos, diz TV estatal

As informações sĂ£o do Gov.br. Leia na Ă­ntegra.

Foto: Leonardo Prado/divulgaĂ§Ă£o