Governo afina detalhes de criação do distrito bioagroindustrial de Rio Preto

Segundo o governador, a ideia é que o distrito trabalhe a bioeconomia como nova matriz do Amazonas

Governo bioagroindustrial Rio Preto

Publicado em: 28/01/2020 às 17:19 | Atualizado em: 28/01/2020 às 17:20

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), deu mais um passo para a implantação do distrito bioagroindustrial de Rio Preto da Eva, município que fica a 80 quilômetros de Manaus, pela rodovia AM-10.

Nesta terça, Wilson comandou reunião com representantes da prefeitura do município, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do setor privado e das secretarias envolvidas sobre o projeto arquitetônico para o distrito.

“Aqui a gente começa a fazer esses ajustes, levando em consideração que fazemos um resgate importante de um dos objetivos da implantação da Zona Franca de Manaus, que é também incentivar a agropecuária e a agricultura familiar”, afirmou.

Segundo o governador, a ideia é que o distrito trabalhe a bioeconomia como nova matriz do Amazonas, e para isso quer o envolvimento da futura Secretaria da Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente, a ser implantada no estado.

“Na questão da bioeconomia, a economia do futuro, nenhum estado tem tanto potencial quanto o estado do Amazonas. Então, o nosso objetivo é aproximar os incentivos que nós temos da Zona Franca de Manaus com os nossos recursos naturais”, destacou.

Wilson disse que esse é o tema da conversa que vai ter com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre a instalação em Manaus da Secretaria da Amazônia, na estrutura do Governo do Estado.

 

Atividade econômica

Piloto do plano de expansão da atividade econômica para as cidades do interior, o novo centro de produção e de negócios de Rio Preto da Eva tem previsão inicial de investimento na ordem de R$ 150 milhões.

A expectativa é de geração de 10 mil empregos diretos no município com o polo de agroindústrias, exploração mineral e de turismo.

“O projeto já está no Ministério do Desenvolvimento Regional e na próxima reunião vamos avaliar o que a gente conseguiu avançar, com passos importantes para que efetivamente haja a implantação desse distrito”, afirmou Wilson.

Para ele, o governo quer com o distrito transformar a AM-10 em um corredor de desenvolvimento econômico.

 

Leia mais

Governo determina a implantação do Distrito Agroindustrial em Rio Preto

 

 

 

Foto: Diego Peres/Secom