Governo anuncia construĂ§Ă£o de 648 moradias no Prosamin Manaus

O programa Ă© considerado pelo BID uma referĂªncia para o paĂ­s, em termos de projetos socioambientais

O espaço urbano e os desafios a serem enfrentados

Publicado em: 09/11/2021 Ă s 17:23 | Atualizado em: 09/11/2021 Ă s 17:23

O Governo do Amazonas vai construir 648 unidades habitacionais em Manaus dentro do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin).

Uma das inovações do novo programa Ă© a construĂ§Ă£o de parte dessas unidades habitacionais em Ă¡reas desapropriadas em gestões anteriores e que estĂ£o sem uso.

Dessa forma, o governador Wilson Lima fez o lançamento do o novo programa, cujo contrato jĂ¡ estĂ¡ aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Como resultado, beneficiarĂ¡ 60 mil pessoas na zona leste de Manaus, com obras de urbanizaĂ§Ă£o, construĂ§Ă£o de novos conjuntos habitacionais, saneamento bĂ¡sico e drenagem urbana.

Bem como, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) lançarĂ¡ ainda este mĂªs as primeiras licitações para o inĂ­cio do das obras Prosamin+.

Desse modo, o Ă³rgĂ£o coordena a execuĂ§Ă£o do programa, hoje considerado pelo BID uma referĂªncia para o paĂ­s, em termos de projetos socioambientais.

Zonas leste e sul

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campelo, explica que o Prosamin+ prevĂª a construĂ§Ă£o de unidades habitacionais nas zonas leste e sul de Manaus.

Na zona sul, estĂ£o previstos 104 apartamentos, divididos em 13 blocos, que serĂ£o erguidos em Ă¡reas desapropriadas prĂ³ximas ao IgarapĂ© do Quarenta, no bairro Cachoeirinha.

E, tambĂ©m nas proximidades da Avenida General Rodrigo OtĂ¡vio, no bairro do Japiim. Na zona leste, serĂ£o 68 blocos e mais 544 apartamentos.

Com o uso de Ă¡reas desapropriadas, de acordo com Campelo, o Governo nĂ£o precisarĂ¡ mais arcar com indenizações e demolições e com a preparaĂ§Ă£o do solo para as construções.

O investimento no Prosamin Ă© de cerca de R$ 542 milhões, que o BID e o estado irĂ£o financiar.

Leia mais

Técnicos do BID inspecionam obras do Prosamim em Manaus

O programa

Campelo disse que os projetos jĂ¡ estĂ£o prontos e o trabalho social jĂ¡ iniciou, nas comunidades de abrangĂªncia do programa.

Na capital, o programa vai representar a continuidade das intervenções e requalificações iniciadas pelo Governo do Amazonas nas bacias do Quarenta, Educandos e SĂ£o Raimundo.

Por exemplo, deslocando o eixo das suas ações, pela primeira vez, para a zona leste e, futuramente, em outras etapas, na expansĂ£o para o interior do estado.

Em sua primeira fase, o Prosamin vai beneficiar as famĂ­lias que residem no leito do IgarapĂ© do Quarenta, em Ă¡reas na comunidade da Sharp e na Manaus 2000, nas zonas leste e sul, respectivamente.

Dessa maneira, o programa vai executar obras de infraestrutura, saneamento bĂ¡sico, urbanismo, habitaĂ§Ă£o e recuperaĂ§Ă£o ambiental nos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes.

Foto: Tiago CorrĂªa/Secom