Garimpeiros de ouro do Madeira estĂ£o de volta ao Rosarinho, em Autazes

Pelo menos trĂªs embarcações, com suas dragas, foram avistadas por moradores

Da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas

Publicado em: 27/03/2024 Ă s 23:00 | Atualizado em: 27/03/2024 Ă s 23:26

Garimpeiros de ouro do rio Madeira voltaram Ă  regiĂ£o de Autazes, mais especificamente ao braço do rio que passa em frente Ă  comunidade do Rosarinho.

Trata-se do mesmo local que sofreu uma invasĂ£o em massa de garimpeiros e suas embarcações com dragas, mercĂºrio, combustĂ­vel e outros materiais para extraĂ§Ă£o do mineral.

Novamente sĂ£o moradores da regiĂ£o que denunciam ao BNC Amazonas a chegada das primeiras balsas, como aconteceu na grande invasĂ£o do final de 2021, repetida meses depois.

De acordo com eles, pelo menos trĂªs embarcações garimpeiras, com as temidas dragas que remexem o fundo do rio, foram avistadas nas proximidades do Rosarinho.

Foi graças ao alerta desses habitantes da regiĂ£o que os Ă³rgĂ£os federais, como PolĂ­cia Federal e Ibama, puderam agir rapidamente.

Leia mais

Garimpeiros desafiam a lei e voltam ao mesmo local no rio Madeira

DestruiĂ§Ă£o nĂ£o intimida

Conforme mostram as ações de combate a esses garimpeiros, eles continuam atuando ao longo do rio que interliga os estados de Amazonas e Rondônia.

Nem mesmo a destruiĂ§Ă£o de centenas de embarcações equipadas para o garimpo de ouro no leito do rio e seus afluentes parecem inibir os garimpeiros.

No final de 2021, depois que foram expulsos do Rosarinho, muitos subiram o rio Madeira, se distribuindo nos municĂ­pios de Nova Olinda do Norte, Borba, Novo AripuanĂ£, ManicorĂ© atĂ© chegar a Porto Velho, em RondĂ´nia.

Foto: Silas Laurentino/especial para o BNC Amazonas