Garimpeiro é morto no garimpo em Roraima e família culpa indígenas

A morte ocorreu num local onde dezenas de garimpeiros estão reunidos sem conseguir deixar o território após a intensificação de segurança aérea

Garimpeiros fogem de terra ianomâmi após presença da FAB

Publicado em: 07/02/2023 às 10:27 | Atualizado em: 07/02/2023 às 10:27

Um garimpeiro identificado como Ernandes Belo da Silva, de 45 anos, foi morto a tiros em uma região de garimpo na Terra Indígena Ianomâmi. O corpo dele foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Boa Vista nesta segunda-feira (6).

Uma enteada de Ernandes afirmou à Polícia Civil que ele foi morto por indígenas. A morte ocorreu na região do Jeremias, em Homoxi, área na Terra Ianomâmi onde dezenas de garimpeiros estão reunidos sem conseguir deixar o território após a intensificação de segurança aérea.

Também foi em Jeremias que um indígena Ianomâmi foi assassinado por garimpeiros ilegais. A morte de Ernandes ocorreu no último sábado (4). O assassinato do indígena foi comunicada um dia depois, nesse domingo (5).

Além do assassinato do indígena em Homoxi, outros dois Ianomâmi foram mortos por garimpeiros na região de Parima, na pista do garimpo Xiriana, outra área com forte presença de invasores.

Ernandes morreu por anemia causada por hemorragia. O corpo dele ainda está no IML e deve ser liberado para familiares. O enterro deve ocorrer no cemitério privado do bairro Centenário, na zona Oeste de Boa Vista.

Retirada do garimpo

Garimpeiros ilegais que exploram minérios na Terra Indígena Yanomami começaram a fugir do território após o início de ações de repressão à atividade clandestina. Na última quarta-feira (1º), a Força Aérea Brasileira iniciou controle do espaço aéreo e usa aeronaves com radares superpotentes.

Vídeos que circulam nas redes sociais desde a última quinta-feira (31) mostram homens e mulheres em grupos deixando a região. Eles também têm tentando sair da região em voos clandestinos, mas não estão encontrado pessoas dispostas a buscá-los no território.

Leia mais no G1

Leia mais

Em fuga, garimpeiros podem ter matado três jovens ianomâmis

Ianomâmis: garimpeiros fogem, mas governo teme novas invasões

Foto: Reprodução