Frente parlamentar da Câmara vistoria presídios do Amazonas

A inspeção, conforme Alberto Neto, foi para ver a situação dos presos durante a suspensão das visitas por causa do coronavírus

Frente parlamentar Câmara presídios Amazonas

Publicado em: 26/06/2020 às 05:00 | Atualizado em: 25/06/2020 às 21:34

A Frente Parlamentar do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, fez hoje (25) inspeção em unidades prisionais de Manaus.

A ação foi puxada pelo deputado Alberto Neto (Republicanos-AM), que preside o grupo.

De acordo com o deputado, as unidades vistoriadas foram o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat).

A inspeção, conforme Alberto Neto, foi para ver a situação dos presos durante a suspensão das visitas por causa do coronavírus (covid-19).

Além disso, a entidade parlamentar quis verificar as atividades de ressocialização desenvolvidas no Amazonas.

“É a terceira vez que visito presídios aqui no estado do Amazonas. A primeira vez que a equipe da Frente Parlamentar veio foi logo após a rebelião em 2019. Encontramos um verdadeiro cenário de guerra. Um ano depois, encontro uma realidade bastante diferente. Hoje, vimos que o estado está conseguindo manter a tutela dos presos de forma mais eficiente”.

Contudo, Alberto Neto aponta que há vários aspectos a evoluir no sistema prisional do estado. Por exemplo, a realização de concurso para contratação de efetivo da Polícia Penal.

“Não tem previsão do concurso ainda aqui, mas a estrutura vem melhorando, está avançando em relação à estrutura do ano passado, quando ocorreu o massacre”.

Conforme o deputado, os chamados líderes de facções criminosas “vem sendo separados, o crime organizado está sendo combatido e o trabalho de ressocialização está sendo feito. Isso é muito positivo”.

Como resultado, o presidente da frente da Câmara afiançou que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) adotou recomendações das autoridades sanitárias sobre o coronavírus.

“Mesmo com a pandemia, os internos têm recebido assistência necessária. E aqueles que se propõem a tentar uma mudança de vida, tem podido aprender novas habilidades, como a fabricação de máscaras, que veio a calhar neste período”.

Ao lado do titular da Seap, Vinicius Almeida, a equipe parlamentar conheceu atividades de ressocialização dos presos, como o emprego deles em obra de reforma e produção de pães, máscaras, hortaliças, entre outros serviços.

 

Leia mais

Enfim, governo define linha de combate ao coronavírus nos presídios

 

 

Foto: Divulgação/assessoria do deputado