Fé e arte dos parintinenses navegam pelo rio Amazonas

A Romaria das Águas chega no início da noite de hoje na ilha dos bois Garantido e Caprichoso

Fé e arte dos parintinenses navegam pelo rio Amazonas

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/07/2022 às 10:04 | Atualizado em: 14/07/2022 às 10:16

Neste momento, sobre um navio de transporte de passageiros, a fé e a arte dos parintinenses navegam pelo rio Amazonas.

Nesse caso, esses dois elementos, que se ressaltam na formação cultural e social de Parintins, estão simbolizados numa enorme estrutura artística. A obra de arte saiu no início da noite de ontem (13) da capital e que chega no início da noite de hoje na ilha dos bois Garantido e Caprichoso.

Trata-se de uma imagem de Nossa Senhora do Carmo de quase 20 metros de altura, montada em ferro, fios, isopor e muita criatividade.

Uma alegoria, pode-se dizer.

Mas, ao invés do bumbódromo, ela irá desfilar, navegando pela frente da cidade, para mostrar que o povo que organiza a maior festa folclórica do Norte é o mesmo que roga aos céus sua proteção.

É isso que quer mostrar o artista Juarez Lima, sobretudo, responsável pela escura que enche os olhos com os efeitos de cores e luz que empregou na obra.

Dessa forma, esses efeitos, de arte e fé, se repetem há 13 anos como parte da festa do Carmo, padroeira do povo católico de Parintins.

Inicialmente, a Romaria das Águas ocorria apenas na orla da cidade. Mas, desde ano passado, ela passou a sair de Manaus, com o objetivo de ampliar a divulgação da festa.

Agora, portanto, Juarez acha que a romaria das águas pode ajudar no turismo religioso que há muito marca a festa da padroeira, mas que atrai principalmente romeiros do interior.

Foto: Francisco Cabral