Aulas de faculdade ilegal em Matupi e Rondônia não servem para nada

Matupi Ciperon

Publicado em: 23/06/2018 às 08:46 | Atualizado em: 23/06/2018 às 08:46

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) alerta os ex-alunos da entidade Ciperon/Norte Educacional no distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, no Amazonas e de cidades rondonienses que não é possível o aproveitamento, por outras faculdades, de créditos das disciplinas dos cursos de graduação.

O alerta é decorrente de informações divulgadas pela faculdade Fatec nas redes sociais, dando falsas esperanças aos estudantes a respeito de aproveitamento de estudos, “o que não poderá de fato ocorrer”, informou o MPF/RO).

A entidade Ciperon/Norte Educacional ministrava cursos de graduação e pós-graduação em diversas localidades de Rondônia e Amazonas, sem credenciamento ou autorização do Ministério da Educação (MEC).

Por essa razão, o MEC não reconhece os diplomas expedidos, os cursos oferecidos e a própria carga horária ministrada. Por isso, não é possível ter aproveitamento dos créditos das disciplinas dos cursos ministrados pela Ciperon/Norte Educacional.

A emissão fraudulenta de diplomas de curso de graduação e pós-graduação em Rondônia foi alvo da Operação Apate, realizada em 2017, pelo Ministério Público do Estado.

O MPF processou a Ciperon, pedindo à Justiça que a faculdade fosse proibida de retomar suas atividades e de fazer convênios com instituições credenciadas pelo MEC.

A ação é a de número 1000011-64.2017.4.01.4102 e pode ser consultada no site da Justiça Federal, na seção do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e).

 

Foto: Reprodução/site O Mamoré