‘Estávamos certos’, diz Ricardo Nicolau sobre protocolo Samel
O Ministério da Saúde mudou sua estratégia de “fique em casa” e adotou o protocolo da Samel, “em caso de sintomas, procure um médico”

Publicado em: 14/07/2020 às 09:49 | Atualizado em: 14/07/2020 às 12:14
O diretor do Grupo Samel e deputado estadual Ricardo Nicolau(PSD) celebrou o anúncio do Ministério da Saúde para adoção do protocolo de tratamento precoce para pacientes do coronavírus.
Trata-se, portanto, do reconhecimento da eficácia da “cápsula Vanessa”. Sobretudo, é o equipamento que trata o paciente com ventilação não invasiva. Ou seja, ele evita a intubação no método tradicional do leito de UTI.
Por esse sucesso alcançado pelo método de tratamento aplicado nos hospitais da Samel e no de campanha de Manaus, a “cápsula Samel” já está em outras capitais. Bem como municípios do país, além de importada pela Bolívia.
Dessa maneira, Nicolau usou suas redes sociais para resgatar trecho de vídeo que postou em 10 de abril deste ano. Este, portanto, no pico da pandemia em Manaus. Nele, já defendia a modalidade de atendimento que agora é adotada pelo Ministério da Saúde.
“Estávamos certos e, não à toa, conseguimos salvar milhares de vidas em Manaus, no interior, Brasil afora e no exterior”.
Mais de três meses após a implantação do tratamento precoce nas unidades hospitalares da Samel, o Ministério da Saúde mudou sua estratégia de “fique em casa”. Dessa forma a pasta passou para, “em caso de sintomas, procure um médico”.
O secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, reconheceu que o tratamento precoce tem melhores resultados em pacientes infectados pelo coronavírus.
“Nós aprendemos ao longo da pandemia que, ao aguardar em casa, os pacientes chegam aos hospitais em quadros clínicos mais agravados. O tratamento precoce, no entanto, tem uma resposta mais assertiva, evitando a piora do paciente e diminuindo a necessidade do uso de respiradores. A ventilação não invasiva, iniciando de uma maneira precoce, também, favorece o não agravamento do quadro clínico do paciente”, disse.
Leia mais
Ministério da Saúde adota protocolo Samel no tratamento do coronavírus
Pioneirismo
O tratamento precoce e a “cápsula Vanessa” foram pioneiramente utilizados durante a pandemia pelo grupo Samel.
A empresa se tornou referência no tratamento médico da covid-19. Portanto, atingiu a marca de 1,5 mil pessoas recuperadas em suas unidades privadas. Assim como no hospital de campanha montado em parceria público-privada com o Instituto Transire e a Prefeitura de Manaus.
O protocolo clínico e milhares de unidades da “cápsula Vanessa” foram doadas pela Samel a mais de 50 municípios do interior do Amazonas, além de diversos estados brasileiros, como Roraima, onde a empresa contribui, a custo zero, na gestão do hospital de campanha de Boa Vista.
Foto: Divulgação