Estacionamento do Delphina Aziz vai virar hospital de campanha
Governador anuncia que hospital da Nilton Lins sai em dez dias

Aguinaldo Rodrigues, da Redação
Publicado em: 03/04/2020 às 15:17 | Atualizado em: 04/04/2020 às 11:53
O governador Wilson Lima (PSC) anunciou hoje (3) instalação de hospital de campanha no estacionamento do hospital Delphina Aziz. Foi em entrevista ao programa “Manhã de Notícias”, de Ronaldo Tiradentes.
De acordo com ele, é mais uma estrutura a ser incorporada à rede pública contra o coronavírus. Esse hospital de campanha, que não terá UTI, vai ser para pacientes com sinais leves de contaminação.
Wilson explicou ainda que, além do próprio Delphina Aziz, o governo terá em dez dias novos leitos de UTI. Conforme afirmou, serão 400 unidades desse tipo no prédio do hospital da Universidade Nilton Lins. Hoje já há 16 leitos com UTI nessa unidade.
Alugado pelo governo, o prédio neste momento passa por reformas para atender exclusivamente infectados pelo vírus. O hospital da universidade particular estava fechado há cerca de seis meses.
E, mediante sugestão de Tiradentes para transformar o centro de convenções Vasco Vasques em hospital de campanha, o governador não descartou possibilidade de abrir novos espaços.
Como balanço da estrutura pública contra o coronavírus, Wilson disse que o Delphina Aziz está sendo preparado para ter 350 leitos completos de UTI. Hoje são 100 em funcionamento.
Compra de produtos
Conforme disse, o Amazonas também sofre as dificuldades de comprar respiradores no mercado. Fornecedores falharam com o governo na entrega de encomendas.
Neste momento, o governo faz nova tentativa de comprar 300 unidades desse equipamento importante para salvar vidas.
Enquanto aguarda o recebimento dessa encomenda, Wilson firma hoje convênio com a empresa Moto Honda para fabricar respiradores. A parceria é para desenvolver protótipo criado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Como parte da estratégia de luta contra o coronavírus, o governo recebeu hoje 9,6 mil kits de teste rápido do coronavírus. O pacote foi enviado pelo Ministério da Saúde, de acordo com Wilson.
E são esperados para a próxima semana mais dois lotes, com 30 mil kits cada um.
Além disso, o governador informou que hoje recebeu também um lote de 11 mil comprimidos de cloroquina. Esse medicamento está sendo testado no tratamento de pacientes graves do coronavírus.
Leia mais
Wilson prorroga restrição ao comércio e a eventos com aglomeração
Governo troca hospital de campanha por 400 leitos na rede privada em Manaus
Comércio em análise
Sobre a reabertura de segmentos do comércio, Wilson disse que permanece com restrição até o próximo dia 7.
Até lá, um comitê formado por comerciantes, empresários e técnicos do governo vai avaliar se alguma atividade pode ser liberada.
De conformidade com o governador, a prioridade continua sendo a proteção da população contra o coronavírus. Mas, prometeu avaliar a evolução da doença para tomar uma decisão.
Foto: Diego Péres/Secom