Escritora amazonense lança fábula inspirada na cultura nortista

Lançamento será no Centro Cultural Palácio Rio Negro, nesta terça-feira, 27

Publicado em: 27/12/2022 às 19:55 | Atualizado em: 28/12/2022 às 15:07

Canoa tem pressa de contar suas histórias para os bichos das águas e da mata que, todas as noites, se reúnem para escutar a contação. É assim, em tom de fábula, que a escritora amazonense, Leila Plácido, nos apresenta seu novo trabalho voltado para o público infantil e infanto-juvenil, “Apenas uma Canoa nas Noites de Verão”, vencedor do prêmio Amazonas Criativo, do Governo do Amazonas.

Nessa fábula, somos convidados a embarcar na narrativa de Canoa, que nos conta sua vida desde que era uma pequena semente até o momento em que passa a navegar pelos rios amazônicos.

Uma das principais inspirações para o livro foi a canção Saga do canoeiro, cantada por Arlindo Junior e também por David Assayag. Cantarolando a música, a escritora conta que começou a pensar como seria essa saga do ponto de vista da canoa e assim nasceu a fábula.

Na narrativa a Canoa nos leva pelo seu mundo, contando a sua própria saga desde que era apenas uma semente até o momento que recebe uma benção da Sumauma, quando é separada de suas raízes, e mesmo assim continua a existir, com consciência de si mesma e de tudo que está em volta. E assim ela consegue dividir suas histórias com os animais que se juntam a ela todas as noites.

Apenas uma canoa nas noites de verão levanta questões ambientais e de sustentabilidade ao falar da relação do canoeiro, seu Chico, com a natureza, além de dialogar sobre a transformação dos seres vivos, como todos somos úteis e temos nossos propósitos nesta terra.

Numa emocionante jornada de transformação, perda e aceitação, tendo o modo de vida ribeirinho e algumas lendas dos povos originários como inspiração, o livro será lançado nesta terça-feira, dia 27 de dezembro, a partir das 17:30, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, localizado na Av. Sete de Setembro.

Na ocasião, além da sessão de autógrafos, a autora fará a exposição de algumas aquarelas pintadas para o livro.

Fone para contato: (92) 9 8208-7472 Leila Plácido.

Leia mais

Tem artista do Amazonas no Prêmio Jabuti que destaca Sueli Carneiro

Foto: Divulgação