Eneva recebe turbina e gerador no complexo Azulão, em Silves

Logística e transporte foram bem-sucedidos, mesmo com cenário adverso devido à seca dos rios do Amazonas.

Eneva recebe turbina e gerador no complexo Azulão, em Silves

Da Redação do BNC Amazonas

 

Publicado em: 24/09/2024 às 16:00 | Atualizado em: 24/09/2024 às 17:00

O canteiro de obras do complexo termelétrico Azulão 950, em Silves, no Amazonas, recebeu a segunda turbina e um gerador de energia, com capacidade de 590 megawatts, que serão construídos em ciclo combinado.

A usina foi contratada no segundo leilão de reserva de capacidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em setembro de 2022.

As obras do complexo do Azulão II estão em pleno andamento, com previsão de geração de energia a partir de 2026.

De acordo com a direção da Eneva, a chegada desses grandes equipamentos representou um desafio logístico devido à seca dos rios Amazonas e Urubu.

A turbina e o gerador, que pesam mais de 600 toneladas (equivalente a cerca de 1.000 carros de passeio), viajaram dos Estados Unidos até o porto de Manaus.

De lá, seguiram para o porto de Silves com destino ao canteiro de obras da Eneva.

“O sucesso da operação só foi possível graças ao trabalho integrado de nossa equipe e nossos parceiros, todos comprometidos com essa entrega. Este marco robustece a nossa expertise na gestão de operações de grande porte, com eficiência, respeito ao meio ambiente e às comunidades locais”, informou a diretora-executiva de Exploração, Desenvolvimento e Construção da Eneva, Andrea Monte.

Segundo ela, o projeto de Azulão 950 levará energia para cerca de quatro milhões de lares brasileiros.

Leia mais

Eneva recebe segunda turbina e gerador no Complexo Azulão 950, em Silves

Bacia do Amazonas

Disse ainda que o complexo termelétrico será composto pelas usinas UTE Azulão I e UTE Azulão II, ambas supridas pelo gás natural do campo de Azulão, replicando o modelo R2W (Reservoir-to-Wire) para a bacia do Amazonas.

Já a usina termelétrica (UTE) Azulão I será construída em ciclo simples com uma turbina a gás de 360 MW de capacidade.

Enquanto isso, a UTE Azulão II será construída em ciclo combinado, com uma turbina a gás natural de 360 MW e uma turbina a vapor de 230 megawatts.
 
Atuação da Eneva

A Eneva é uma empresa 100% brasileira, sendo a principal operadora privada de gás natural onshore (em terra) no Brasil. Atua desde a exploração e produção até o fornecimento de soluções de energia.

Com ativos em diversos estados brasileiros, a empresa opera 14 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), totalizando uma área de concessão superior a 54,9 mil km², a maior do Brasil.

Possui um parque de geração com 5,95 GW de capacidade contratada, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, e o Complexo Solar Futura na Bahia, que iniciou operação em 2023.

Foto: divulgação