Empresa anuncia plano para não faltar luz na cheia dos rios no AM

O cuidado do sistema de distribuição é redobrado para resguardar a segurança da população.

Empresa anuncia plano para não faltar luz na cheia dos rios no AM

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/04/2023 às 07:01 | Atualizado em: 14/04/2023 às 07:01

A empresa concessionária Amazonas Energia anunciou ontem (13) que não vai faltar luz no interior do estado durante a cheia dos rios. Para tanto, elaborou um plano de segurança de contingência que monitora todos os 61 municípios.

Conforme a empresa, no período de vazante os cabos de energia elétrica ficam em área seca, mas quando vem a enchente, os postes ficam parcialmente submersos, quando não são engolidos totalmente. 

Dessa forma, a Amazonas Energia afirma que o cuidado do sistema de distribuição é redobrado para resguardar a segurança da população.

O monitoramento do movimento de subida das águas é feito diariamente, inclusive na capital. Dessa maneira, havendo necessidade, a energia é desligada rapidamente e equipamentos, como transformadores e medidores, são retirados.

De acordo com a empresa, nesse período é comum que em muitos locais os postes sejam trocados por outros mais altos. O padrão é 18 metros, mas pode ir a 33.

Essa situação aconteceu em 2022, quando a cidade de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus) ficou 100% submersa. A concessionária rapidamente retirou equipamentos para proteger os moradores de choques elétricos e de acidentes fatais. Ao mesmo tempo, resguardou o fornecimento de energia com segurança à cidade.

Leia mais

Amazonas Energia suspende instalação de medidor, mas vai ao STF

Segurança à navegação

No dia 31 de março deste ano, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou que os níveis dos rios Negro, Solimões e Amazonas devem superar as cotas de inundação, principalmente em maio e junho, meses de maior represamento.

O aumento do volume de água deixa os fios perto dos habitantes que moram nas margens dos barrancos, assim como de milhares de passageiros que navegam, diariamente, pela região.

O foco da empresa é manter o fornecimento de energia elétrica a todos. Assim, nesse trabalho, nós fazemos o possível e impossível para manter o transporte e o fornecimento de energia, seja sinalizando as áreas perigosas, seja elevando as redes para manter as passagens de embarcações”, disse o diretor Institucional e técnico do interior da Amazonas Energia, Radyr Gomes.

Sinalização orienta

Em 2022, a Amazonas Energia instalou sinalizações para orientação do tráfego de embarcações em oito municípios do interior, dando mais segurança àqueles que dependem deste acesso, principalmente no período noturno.

Orientações para o período chuvoso:

  • Nunca trafegue com embarcações em locais próximos às redes elétricas. À noite, este cuidado deve ser redobrado. Recomenda-se o uso de uma boa iluminação para evitar acidentes.
  • Em caso de alagamento, retire todos os equipamentos das tomadas e mantenha distância dos medidores de energia elétrica. A água é um forte condutor, portanto jamais ligue aparelhos eletrônicos em tomadas cujas paredes estejam úmidas.
  • Caso identifique o rompimento de fiação, avise imediatamente à concessionária de energia e mantenha distância do local. Jamais tente manipular a fiação ou equipamentos por conta própria.
  • Durante a cheia, se o medidor de energia não puder ser acessado ou se for retirado, não se preocupe. A Amazonas Energia possui um procedimento para leitura durante esses períodos e as lojas da concessionária contam com atendentes preparados para tirar quaisquer dúvidas sobre o assunto.

Foto: divulgação