Ecobarreiras impedem 60 toneladas de lixo de chegar ao rio Negro
Resultado do primeiro mês de uso do equipamento foi divulgado pela Prefeitura de Manaus.

Da Radação do BNC Amazonas
Publicado em: 20/05/2024 às 12:42 | Atualizado em: 20/05/2024 às 12:43
Em 30 dias de uso, ecobarreiras instaladas em três igarapés de Manaus impediram que pelo menos 60 toneladas de lixo fossem parar no rio Negro. Foi o que divulgou neste dia 20 de maio a prefeitura.
O dado foi informado na manhã deste domingo, quando a Secretaria de Limpeza Urbana (Semulsp) recolheu para o aterro sanitário o lixo recolhido dos igarapés e do rio, na orla da capital.
Conforme a prefeitura, ao mês são recolhidos do rio Negro de 500 a 700 toneladas de resíduos sólidos.
Com ecobarreiras instaladas nos 33 igarapés da capital, a prefeitura disse esperar reduzir em até 30% esse lixo que vai parar no rio.
O prefeito David Almeida, ao acompanhar o transbordo dessa carga de lixo, afirmou que As próximas ecobarreiras serão instaladas nos igarapés do 40, Passarinho e do Franco, nas zonas sul, norte e oeste, respectivamente.
“Esse lixo que já está aqui não pode mais também ser utilizado para reciclagem, ele já está contaminado, e com a utilização da ecobarreira, o lixo que fica na ecobarreira consegue ser selecionado e reciclado”.
De acordo com o prefeito, esse trabalho integra o projeto Anjos da Floresta, que visa recuperar os mananciais da capital em dez a quinze anos.
Simultaneamente, Almeida disse que os gastos com limpeza pública podem cair até 20%. Para tanto, ele disse que a população precisa colaborar, porque todo esse volume de lixo no rio e igarapés é fruto do descarte irregular.
Nós vamos trabalhar a conscientização ambiental para que as pessoas possam fazer o descarte correto desses resíduos sólidos, e assim a gente possa economizar 20% desse orçamento que temos para o lixo.
Leia mais
Prefeitura inaugura barco coletor de lixo na orla de Manaus
Coleta na porta de casa
O prefeito disse que a prefeitura oferece a coleta agendada na Semulsp para evitar que geladeiras, fogões, colchões, sofás, os mais comuns, sejam descartados nos igarapés.
“Você que tem um material de grande porte e queira descartar, nós temos na Semulsp a coleta agendada. A prefeitura vai na porta da sua casa recolher o seu colchão, a sua TV, a sua geladeira, todo aquele material que você tem de grande porte que quer se desfazer. Liga para a Semulsp, faz o agendamento, e a gente vai buscar na sua porta”.
Foto: Phil Limma/Semcom