Duas mil dragas de garimpeiros operam agora no rio Madeira
DenĂºncia Ă© de sindicato das empresas transportadoras, afetadas na navegaĂ§Ă£o pela exploraĂ§Ă£o ilegal.

da RedaĂ§Ă£o do BNC AmazonasÂ
Publicado em: 08/04/2025 Ă s 16:07 | Atualizado em: 08/04/2025 Ă s 16:08
O presidente do Sindicato das Empresas de NavegaĂ§Ă£o Fluvial do Amazonas (Sindarma), Galdino Alencar, fez um novo alerta. Ele denunciou o avanço descontrolado da atividade garimpeira nos rios da regiĂ£o Norte. Segundo ele, apenas no rio Madeira, mais de 2 mil dragas operam atualmente.
“Estimativas apontam que apenas no Madeira, existam mais de 2 mil dragas em operaĂ§Ă£o neste momento e a maioria em situaĂ§Ă£o irregular e algumas posicionadas no canal de navegaĂ§Ă£o”, afirmou.
A maioria dessas embarcações atua de forma irregular. AlĂ©m disso, algumas estĂ£o posicionadas diretamente no canal de navegaĂ§Ă£o. Isso representa um risco imediato para o trĂ¡fego de embarcações comerciais e para a segurança das operações fluviais.
Alencar tambĂ©m cobrou medidas urgentes. Ele pediu que as autoridades federais e estaduais intensifiquem a fiscalizaĂ§Ă£o e regularizem as atividades de garimpo. Para ele, a presença massiva de dragas ilegais prejudica nĂ£o sĂ³ o meio ambiente, mas tambĂ©m o transporte e a logĂstica na regiĂ£o amazĂ´nica.
Para saber mais sobre os garimpeiros, acesse D24 Amazonas
Leia mais
Peixes do rio Madeira tĂªm alta contaminaĂ§Ă£o de mercĂºrio do garimpo
Foto: BNC Amazonas