Diretor de hospital manda apurar divulgação de fake news por médicos
Diretor do Adriano Jorge acusa médicos de fazer falsa denúncia sobre EPI

Aguinaldo Rodrigues, da Redação
Publicado em: 05/04/2020 às 16:07 | Atualizado em: 05/04/2020 às 16:07
Os médicos Petrônio Quintelo e Mariléia Martins vão ser investigados por divulgação de fake news. De acordo com o diretor do hospital Adriano Jorge, eles usaram rede social para fazer falsa denúncia.
Na noite deste sábado (4), os médicos espalharam vídeo afirmando que o hospital não tem EPI para os profissionais. Os EPI são equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas, batas e outros.
Conforme o diretor Ayllon de Oliveira, o hospital estadual dispõe de EPI suficiente para os profissionais. E isso pode ser facilmente constatado no posto de enfermagem, segundo ele.
Oliveira afirmou ainda que o caso do paciente usado pelos médicos na fake news não oferecia nenhum risco de contágio por coronavírus. “[…] Como ardilosamente supuseram os profissionais divulgadores da fake […]”, diz trecho da nota do hospital.
É que o paciente, com fratura de fêmur, apenas teve reação alérgica a um antibiótico.
No fechamento do vídeo, o médico afirma categoricamente:
“Mas, entre a minha vida e a do paciente, tenho de prezar pela minha vida. Que fique registrado”.
No juramento de Hipócrates que é feito por todo médico, há um trecho que diz:
“Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém”.
Leia mais
Hospital Delphina Aziz fará atendimento somente a casos de coronavírus
Responsabilização
Em suma, o diretor afirma que o hospital Adriano Jorge não atende suspeitos de contaminação pelo coronavírus porque existe unidade própria para isso.
Como resultado do ato dos médicos, Oliveira afirmou que o caso será apurado para “imputar aos seus responsáveis as responsabilidades funcionais, cíveis e criminais”.
Leia a nota do hospital: Adriano Jorge_NOTA DE ESCLARECIMENTO
Veja o vídeo dos médicos
Foto: Reprodução/Facebook