Deputado pede ajuda da FAB para pessoas retidas em Manaus

A sugestĂ£o do parlamentar visa ajudar as pessoas de outros municĂ­pios que ficaram retidas na capital apĂ³s o decreto do governo que suspendeu transporte fluvial e terrestre

Publicado em: 07/04/2020 Ă s 15:47 | Atualizado em: 07/04/2020 Ă s 15:53

O deputado Adjuto Afonso (PDT) sugeriu ao Governo do Estado nesta terça-feira, dia 7, uma parceria com a FAB. Sobretudo para que leve moradores dos municípios retidos na capital de volta às suas casas.
De acordo com a indicaĂ§Ă£o do deputado, sĂ£o pessoas que ficaram retidas por conta dos decretos do governo. Este que suspendeu transportes fluvial e terrestre.

“Em funĂ§Ă£o da pandemia, o estado teve que adotar medidas preventivas e necessĂ¡rias para minimizar os impactos. E uma delas Ă© a suspensĂ£o dos transportes rodoviĂ¡rio e fluvial no estado. Muita gente ficou impossibilitada de voltar ao seu municĂ­pio e usufruir do conforto e segurança junto aos familiares. Entendo que esse retorno pode ser atravĂ©s da Força AĂ©rea Brasileira, que integra a OperaĂ§Ă£o COVID-19, deflagrada pelo MinistĂ©rio da Defesa”, salienta o parlamentar.

O deputado explica, ainda, que tem informações de que hĂ¡ diversos cidadĂ£os do interior que se deslocaram para Manaus. Principalmente a fim de realizar exames e consultas, e ficaram retidos aqui em funĂ§Ă£o da quarentena.

“Consequentemente, muitos estĂ£o sem local para ficar, sem recursos financeiros para sustento bĂ¡sico e por fim, correm risco de contaminaĂ§Ă£o e de lotar mais ainda os hospitais locais”.

Em paralelo, o parlamentar fez a IndicaĂ§Ă£o tambĂ©m para que a FAB possa transportar os cidadĂ£os infectados pelo novo coronavĂ­rus do interior do Amazonas. A princĂ­pio para hospitalizaĂ§Ă£o em Manaus, tendo em vista os recursos escassos nos municĂ­pios.

O aviĂ£o 1º/9º GAV, da FAB, conhecido como EsquadrĂ£o Arara, dentre outras, tem a finalidade de  integrar a AmazĂ´nia. Dessa forma transportando diariamente passageiros e cargas para as comunidades e Pelotões de Fronteira.

Além disso serve para suprir as necessidades de comunidades isoladas e de difícil acesso na Amazônia, sejam civis ou militares, para isso, realiza importantes missões de transporte aéreo logístico. Por exemplo, combustíveis, insumos para as Forças Armadas e uma série de outras cargas, como provas do ENEM, urnas eleitorais, alimentos e remédios.
Esse EsquadrĂ£o tambĂ©m realiza Evacuações AeromĂ©dicas (EVAM), sendo responsĂ¡vel por vĂ¡rias vidas salvas na regiĂ£o.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Assessoria do deputado

Leia mais

Amazonas passa dos 600 casos de contaminaĂ§Ă£o pelo coronavĂ­rus