Deputado cobra informações sobre garimpo ilegal no Amazonas
Segundo Roberto Cidade, o garimpo ilegal está sendo realizado desde os primeiros dias do mês de Abril

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/05/2021 às 07:20 | Atualizado em: 04/05/2021 às 08:04
O deputado Roberto Cidade (PV), pediu ao superintendente do Ibama no Amazonas, Carlos Eduardo de Oliveira informações sobre garimpo ilegal no Amazonas. Do mesmo modo, ao secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Coronel PM Louismar Bonates.
Como resultado, o problema acontece na foz do Rio Cauburis. Está localizado entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro (distante 630 km de Manaus em linha reta) e Barcelos (399 km). Com isso, dentro de Terras Indígenas Rio Negro I e II.
Contudo, para o parlamentar, o garimpo ilegal no Estado não é algo novo e não se resolverá de maneira fácil.
“Mas a atuação destes infratores causa preocupação não somente pela agressão ao meio ambiente, mas também pela possibilidade de contágio dos indígenas pelo coronavírus e suas variantes”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Contaminação
De acordo com o parlamentar, caso os indígenas sejam contaminados com a doença, muitos podem vir a óbito. Além disso, até causar a extinção de etnias, considerando a distância e dificuldade de deslocamento para tratamento médico adequado.
Por isso, a preocupação em saber como as autoridades competentes tratam o assunto, a fim de evitar maiores prejuízos ao meio ambiente e aos indígenas.
Portanto, segundo o deputado o garimpo ilegal está sendo realizado, desde os primeiros dias do mês de Abril.
“Os meios de comunicação repercutiram nesta semana a denúncia realizada pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) ao Ministério Público Federal. Não podemos permitir que os infratores continuem impunes”, pontuou o presidente do Poder Legislativo.
Leia mais
Roberto Cidade destina R$ 5,5 milhões em emendas para saúde
Foto: Evandro Seixas