Depois de 17 meses interditado, porto de Itacoatiara é reaberto

De acordo com o Dnit, toda a Amazônia está sendo equipada de pequenos terminais para alavancar o modo de transporte hidroviário

Publicado em: 26/08/2020 às 07:30 | Atualizado em: 25/08/2020 às 21:24

Depois de mais de um ano desativado, o porto fluvial de Itacoatiara, no rio Amazonas, voltou a operar desde o dia 19. A informação foi divulgada nesta terça (25) pelo próprio prefeito da cidade, Antônio Peixoto (PT).

O porto funcionou até março de 2019, quando a Marinha inspecionou o local. Posteriormente houve interdição para melhorias estruturais. Por exemplo, manutenção das defesas de pneus e madeira, rede de combate a incêndio, pintura. Assim como outros serviços dos elementos navais, instalação elétrica e certificação.

Conforme Peixoto, a retomada das atividades proporcionará ganhos econômicos significativos para a região. Além de um sinal de reação econômica, o resultado está diretamente associado ao retorno do transporte e à diversificação de cargas movimentadas no porto.

“A entrega deste porto significa, portanto, embarque e desembarque de pequenas cargas, mas terá uma influência e um significativo muito grande para a cidade que tem vocação portuária, recebendo barcos de todos os estados da região Norte”, disse o prefeito.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), toda a Amazônia está sendo equipada de pequenos terminais. Este, portanto, para alavancar o modo de transporte hidroviário.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacoatiara

 

 

 

Leia mais

Governo Federal retoma operações em porto de Itacoatiara