Demarcação de terra indígena tem audiência pública em Autazes

Organizadores da audiência dizem reconhecer a importância dos povos originários para o município.

Justiça federal mandar expulsar invasores da terra indígena Mura

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 20/06/2023 às 11:31 | Atualizado em: 21/06/2023 às 16:07

A demarcação de terras indígenas no município de Autazes vai ser discutida em audiência pública no próximo dia 23, na cidade. Na pauta, a discussão sobre os processos em andamento na Justiça.

Além da câmara e prefeitura de Autazes, os organizadores da audiência esperam a presença de representantes do Amazonas e do governo federal, parlamentares, lideranças indígenas e membros do Judiciário e órgãos de controle ambiental.

Dessa maneira, o evento é resultado de proposta do vereador José Tadeu Martins (PSC), aprovada na câmara municipal.

Conforme o vereador, que tem o apoio da prefeitura, a audiência deve debater, especialmente, os impactos de demarcação na produção rural e na economia local.

É de conhecimento que o município de Autazes, por toda a sua tradição como o maior produtor de queijo e por possuir a maior bacia leiteira do estado, tem no setor primário, especialmente na pecuária, sua principal atividade econômica, disse Martins.

Por outro lado, os organizadores da audiência dizem reconhecer a importância dos povos originários para o município.

Leia mais

Funai quer criar reserva na mina de potássio de Autazes

Projeto do potássio

Terras habitadas por indígenas muras, por exemplo, estariam sendo invadidas por empresa internacional interessada em explorar a silvinita, minério que tem potássio para fertilizante agrícola na sua composição.

Foto: J.Rosha/Cimi Norte I