De cima, Greenpeace constata drama no Amazonas com seca do Solimões
AlĂ©m das zonas urbanas, a vazante do rio jĂ¡ isolou mais de 30 comunidades ribeirinhas e indĂgenas da regiĂ£o

Publicado em: 27/09/2024 Ă s 22:25 | Atualizado em: 28/09/2024 Ă s 00:29
Uma equipe de ativistas ambientais do Greenpeace Brasil realizou um sobrevoo na regiĂ£o central do Amazonas para registrar a seca severa que atinge o mĂ©dio rio Solimões. MunicĂpios prĂ³ximos Ă Ă¡rea sobrevoada estĂ£o em situaĂ§Ă£o de emergĂªncia.
AlĂ©m das zonas urbanas, a vazante do rio jĂ¡ isolou mais de 30 comunidades ribeirinhas e indĂgenas, o que impactou em centenas de crianças que nĂ£o podem mais ir as escolas.
“Umas 500 a 800 crianças estĂ£o fora de sala de aula devido a estiagem, porque hoje nĂ£o tem como chegar, esse calendĂ¡rio de hoje teve que parar”, explicou TomĂ© Fernandes Cruz , conselheiro de educaĂ§Ă£o indĂgena do MĂ©dio Solimões.
O Lago TefĂ©, que banha o municĂpio, em perĂodo normal chega a medir 5 metros, mas de acordo com a Defesa Civil Municipal, atualmente a cota estĂ¡ abaixo de 1 metro.
O ambientalista do Greenpeace, RĂ´mulo Batista, afirmou que esse cenĂ¡rio vai ficar mais comum e fez um alerta.
“Se a gente nĂ£o cuidar, nĂ£o diminuir o desmatamento, na verdade zerar o desmatamento no Brasil, que Ă© a principal fonte de gases de efeito estufa, a gente pode sofrer ainda mais os efeitos dessa crise climĂ¡tica”, disse.
Leia mais no G1.
Leia mais
Aleluia! Rio Solimões volta a encher
Foto: reproduĂ§Ă£o