Creche e prĂ©-escola ganham mais alunos contra reduĂ§Ă£o no fundamental

Censo Escolar aponta uma queda no nĂºmero de matrĂ­culas tambĂ©m no ensino mĂ©dio, fenĂ´meno que vem se repetindo nos Ăºltimos anos.

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Publicado em: 30/12/2019 Ă s 19:04 | Atualizado em: 30/12/2019 Ă s 19:04

O nĂºmero de matrĂ­culas na creche e na prĂ©-escola cresceu este ano na comparaĂ§Ă£o com 2018, segundo dados do Censo Escolar divulgados, nesta segunda-feira (30), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep). A publicaĂ§Ă£o Ă© da AgĂªncia Brasil.

O levantamento, que foi publicado tambĂ©m no DiĂ¡rio Oficial da UniĂ£o, traz os dados referentes ao nĂºmero de alunos matriculados em escolas pĂºblicas, abrangendo todas as etapas de ensino (da creche ao ensino mĂ©dio).

A divulgaĂ§Ă£o das informações completas do Censo Escolar estĂ¡ prevista para o final de janeiro.

O censo mostra um aumento de 4,24% no nĂºmero de matrĂ­culas em creches (crianças de 0 a 3 anos), que passou de 2.333.277, em 2018, para 2.433.216, em 2019.

Ao todo, foram abertas 98.939 vagas nesta etapa de ensino. Na prĂ©-escola, houve aumento de 0,75% no nĂºmero de matrĂ­culas na comparaĂ§Ă£o entre 2018 e 2019.

Foram abertas 29.636 vagas, passando de 3.915.699 para 3.945.335.

A quase totalidade das matrículas no ensino infantil se concentra em instituições municipais.

 

Fundamental e médio

Em relaĂ§Ă£o aos ensinos fundamental e mĂ©dio, o Censo Escolar aponta uma queda no nĂºmero de matrĂ­culas em escolas pĂºblicas, fenĂ´meno que vem se repetindo nos Ăºltimos anos.

Segundo os dados divulgados, nesta segunda-feira, foram matriculados 6.192.819 alunos no ensino mĂ©dio em 2019, contra 6.462.124 no ano anterior, uma reduĂ§Ă£o de 4,34%.

Apesar da reduĂ§Ă£o, houve melhora nas escolas de tempo integral, que passou de 9,2% para 10,6% do total de matrĂ­culas na Ăºltima etapa do ensino bĂ¡sico em instituições pĂºblicas.

No ensino integral, os estudantes podem, com mais tempo na escola, ter acesso a atividades culturais, esportivas, alĂ©m de conteĂºdos de comunicaĂ§Ă£o, saĂºde, entre outros.

No ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, o nĂºmero de alunos matriculados em 2019 caiu 1,62% em relaĂ§Ă£o a 2018, passando de 21.760.831 de alunos para 21.413.391. Desse total, quase 11% foram para o ensino integral.

Ampliar a educaĂ§Ă£o em tempo integral nas escolas Ă© uma das metas do Plano Nacional de EducaĂ§Ă£o (PNE), lei que estabelece parĂ¢metros para melhorar a qualidade da educaĂ§Ă£o brasileira.

Uma das metas do PNE Ă© oferecer educaĂ§Ă£o em tempo integral em, no mĂ­nimo, 50% das escolas pĂºblicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educaĂ§Ă£o bĂ¡sica atĂ© 2024.

 

Jovens e adultos

O Censo Escolar tambĂ©m trouxe dados sobre o nĂºmero de alunos matriculados na EducaĂ§Ă£o de Jovens e Adultos (EJA), modalidade presencial, que tambĂ©m diminuiu, passando de 2.878.165 de alunos em 2018 para 2.625.462 em 2019, uma reduĂ§Ă£o de 9,6%.

 

Foto: AntĂ´nio Cruz/ABr/arquivo