Colapso na saúde de Roraima preocupa Prefeitura de Presidente Figueiredo

Prefeito alertou que a estrutura de saúde do município pode sobrecarregar com procura voluntária de roraimenses por atendimento para Covid-19

Romeiro Mendonça, prefeito de Presidente Figueiredo

Publicado em: 18/06/2020 às 07:56 | Atualizado em: 18/06/2020 às 22:19

O prefeito de Presidente Figueiredo (a 107 km de Manaus), Romeiro Mendonça (Progressistas) demonstrou preocupação com a sobrecarga que o colapso na saúde de Roraima pode trazer para a estrutura do município nos próximos dias.

No último domingo, dia 14, o governador Antonio Denarium (DEM) anunciou a transferência de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) para o Amazonas, devido a superlotação do Hospital Geral de Roraima (HGR).

Uma vez que Presidente Figueiredo é rota de livre acesso entre os dois estados, o temor é que haja uma procura voluntária de roraimenses por atendimento e sobrecarregue o sistema púbico de saúde estruturado para atender apenas a demanda de casos de Covid-19 da população local.

“Presidente Figueiredo está na rota das pessoas que vêm de Roraima. Isso nos preocupa. Montamos uma estrutura de saúde capaz de atender a nossa população local. Pacientes oriundos de outras cidades ou Estado, nos causam preocupação. Sabemos que o SUS é universal, mas a nossa estrutura não suportará uma demanda de fora do nosso município”, informou Romeiro.

 

Leia mais 

Arcos de desinfecção entram em funcionamento em Presidente Figueiredo

Susam envia equipe, medicamentos, EPIs e testes rápidos a P. Figueiredo

 

Romeiro Mendonça já informou a bancada do Amazonas e o governo federal sobre a situação.

“Já colocamos a nível federal, através de alguns deputados e senadores, que acompanham o nosso trabalho, toda a preocupação. As pessoas que vierem voluntariamente de Roraima, pela BR-174 e chegarem até nosso município para receberem tratamento e atendimento e não seguirem para Manaus, sobrecarregarão a nossa estrutura e não vamos ter como atender o povo da nossa terra”, informa o Prefeito.

Apelo a Wilson

Romeiro Mendonça também faz um apelo ao governador Wilson Lima (PSC).

“É preciso que diante dessa problemática, o Governo do Estado estenda as mãos a Presidente Figueiredo, tendo em vista que esse município é a primeira parada quando as pessoas entram no Estado do Amazonas, é a primeira estrutura de saúde que é encontrada pelos Roraimenses quando chegam no Amazonas. Se assim for, teremos uma sobrecarga da nossa estrutura de saúde”, afirmou o prefeito.

Conforme boletim divulgado nesta quarta-feira, dia 17, pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Presidente Figueiredo registrou 730 casos confirmados da Covid-19, sendo 285 pacientes recuperados, 424 em isolamento domiciliar, 1 paciente internado e 20 óbitos.

 

*Com informações da assessoria de imprensa.