Cirurgias cardíacas pediátricas são ampliadas na “Francisca Mendes”

Publicado em: 12/06/2017 às 13:19 | Atualizado em: 12/06/2017 às 13:23
O Dia Internacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita está sendo comemorado, nesta segunda-feira, 12, pela Fundação do Coração Francisca Mendes com grande avanços, além de uma vasta programação o Hospital comemora a implantação do programa de cirurgias cardíacas pediátricas de alta complexidade, que vem atendendo dezenas de crianças. Segundo o diretor-presidente da instituição, o médico Pedro Elias de Souza, os procedimentos que já beneficiavam crianças na faixa etária de 1 a 15 anos, com a correção de cardiopatias congênitas importantes. Foi ampliado
Pedro Elias informou ainda que a meta estabelecida desde a implantação do programa esta sendo superada, pois esta fase seria para atuar em procedimentos menos complexos e em crianças com maior peso, porém já estão sendo realizada cirurgias em recém-nascidos e em casos de maiores gravidades.
A Fundação do Coração Francisca Mendes realizava cirurgias cardíacas apenas em pacientes adultos e implantou o Serviço Assistencial de Cardiologia Pediátrica com a oferta, inicialmente, dos chamados procedimentos percutâneos (método menos invasivo, de alta tecnologia, cujas intervenções utilizam catéteres).
Pedro Elias explica que para a implantação e expansão do serviço de cirurgias pediátricas na Fundação Francisca Mendes, recebeu o apoio do Ministério da Saúde e investiu na ampliação e modernização das instalações físicas e equipamentos do hospital e também na formação de recursos humanos, com treinamento de equipe multiprofissional no Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, considerado referência mundial em Cardiologia.
Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação