Cheia de 2012 ainda reina absoluta; a Ă¡gua de 2021 chegou, mas parou

A enchente do rio Negro deste ano encostou na de 2012, mas nĂ£o a ultrapassou. O fenĂ´meno, porĂ©m, normalmente ocorre atĂ© meados de junho

Cheia de 2012 reina absoluta; Ă¡gua 2021 chegou, mas parou

Neuton CorrĂªa, do BNC AMAZONAS

Publicado em: 30/05/2021 Ă s 08:26 | Atualizado em: 30/05/2021 Ă s 08:27

A cheia de 2021 jĂ¡ entrou para histĂ³ria do rio Negro, atĂ© aqui, como a segunda maior desde 1902, quando o Porto de Manaus começou a medir o movimento de subida e descida do rio que banha a capital amazonense.

Mas a enchente de 2012, que atingiu o recorde com cota de 29,97m, no dia 29 de maio daquele ano, ainda reina absoluta como a maior da histĂ³ria.

A Ă¡gua veio forte e jĂ¡ no começo da subida, ainda em novembro de 2020, quando registrou no dia 25 sete centĂ­metros de crescida.

Nesse primeiro mĂªs de cheia, em 22 dias, o rio Negro subiu 91cm.

Em dezembro, o fenĂ´meno exibiu o seu maior poder.

Encheu em 31 dias 3,60 metros. Foram dois dias com subidas de 15cm. Isso nos dias 9 e 31 de dezembro de 2020. E teve dia que cresceu 16cm, em 30 de dezembro.

Em janeiro, o Negro apresentou uma leve reduĂ§Ă£o em sua subida, mas ainda permanecia grande. Nesse mĂªs cresceu mais 3,26 metros.

Alerta

Esse movimento fez o ex-deputado estadual Erasmo Amazonas, que mora na igarapé do Educandos, quase na embocadura com o Negro, dizer:

Enchente vem com muita força, alerta ex-deputado ribeirinho

Nesse dia, ele chamou uma equipe do BNC e fez questĂ£o de mostrar nas marcas de sua rĂ©gua privada que a coisa nĂ£o era pra brincadeira.

Em março, o rio manteve a mesma pegada e cresceu mais em relaĂ§Ă£o ao mĂªs anterior, quando subiu 1,52m.

Abril, mais ainda, enchendo 1,75m.

Em maio, mĂªs que o fenĂ´meno começa a perder força, encheu 92cm, se aproximando da cheia recorde de 2012.

Encostou

Mas, nos Ăºltimos dias, a enchente 2021 perdeu força. As quatro medições anotaram uma subida de 6cm, sendo dois dias de 1cm.

Parou

Visivelmente, a Ă¡gua parou de subir. Mas o Porto de Manaus sĂ³ irĂ¡ dizer o que aconteceu neste fim de semana, se parou ou subiu, amanhĂ£, Ă s 7h.

Entretanto, é possível ver que a marca de 2012 ainda reina. Mas o rio, geralmente, sobe até a segunda semana de junho.

LEIA MAIS

Cheia serĂ¡ catastrĂ³fica, diz cidadĂ£o que previu enchente recorde do rio Negro

Rio Negro atinge sinal de alerta, diz prefeito de Manaus

Rio Negro sobe devagar, mas jĂ¡ estĂ¡ a 4 centĂ­metros de 2012

Rio Negro chega a 5 centĂ­metros da cheia histĂ³rica de 2012

Mesmo perdendo força, rio Negro estĂ¡ a 8 cm da cheia recorde

Cheia do rio Negro altera circulaĂ§Ă£o de Ă´nibus no centro de Manaus

NĂ­vel do rio Negro chega a 23 cm da maior cheia da histĂ³ria do Amazonas

Rio Negro jĂ¡ estĂ¡ a 37 cm da maior enchente da histĂ³ria do Amazonas

Foto: Ronaldo Siqueira