Cardeal de Manaus diz que governo incentiva ‘descuido da AmazĂ´nia’
Leonardo Steiner critica uso polĂtico das religiões

Publicado em: 18/10/2022 Ă s 10:28 | Atualizado em: 19/10/2022 Ă s 10:10
Ă€ frente da arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Steiner diz que nĂ£o Ă© a funĂ§Ă£o de padres e bispos pedir votos e critica o descuido com AmazĂ´nia por parte do governo.
“A depredaĂ§Ă£o da AmazĂ´nia preocupa. O Governo nĂ£o tem feito muita coisa, eu diria que atĂ© tem incentivado, por meio das palavras, o descuido em relaĂ§Ă£o Ă AmazĂ´nia”, disse Steiner, em entrevista ao O Globo.
Nomeado cardeal pelo papa em agosto, o religioso vĂª como ameaças Ă democracia brasileira o orçamento secreto e a ideia, ventilada por bolsonaristas, de aumentar o nĂºmero de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Para ele, a proposta representa uma “tentativa de cooptar o JudiciĂ¡rio”.
Leia mais
Vaticano promove arcebispo de Manaus a cardeal da igreja catĂ³lica
Sempre atento aos interesses de preservaĂ§Ă£o da AmazĂ´nia brasileira, ele fala sobre a reputaĂ§Ă£o do paĂs na Ă¡rea ambiental, que ‘piorou muito no governo Bolsonaro’.
“A Igreja no Brasil se preocupa hĂ¡ muito tempo com a questĂ£o ambiental. Sabemos da agressĂ£o que estĂ¡ havendo ao meio ambiente no paĂs, hĂ¡ dados cientĂficos sobre isso. É uma preocupaĂ§Ă£o geral, global. AtĂ© mesmo pessoas do agronegĂ³cio tĂªm chamado a atenĂ§Ă£o e dito que, se continuarmos assim, nĂ£o teremos mais chuvas em outras regiões, como o Centro-Oeste e o Sudeste. NĂ£o teremos Ă¡gua suficiente se continuarmos a devastar a AmazĂ´nia”, comentou.
Leia a entrevista completa em O Globo.
Foto: DivulgaĂ§Ă£o