Campanha contra pólio supera meta de imunizar 95% das crianças

Publicado em: 14/09/2018 às 16:30 | Atualizado em: 14/09/2018 às 16:34
A vacinação contra a pólio, que tinha como meta atingir no mínimo 95% das crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias, foi ultrapassada e a Prefeitura de Manaus encerrou, nesta sexta-feira, 14, a campanha de combate à poliomielite (paralisia infantil).
De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) apontou que a campanha em Manaus vacinou 132.087 crianças, atingindo 95,2% do público-alvo estimado para o município.

Vacinas estão disponíveis nos postos de saúde
A campanha teve início no dia 6 de agosto e estava programada para ser encerrada no dia 31 daquele mês, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 14 de setembro em todos os estados que não alcançaram a meta de vacinar o mínimo de 95% do público-alvo.
Além do trabalho realizado nas 183 salas de vacina em Manaus durante todo o período de campanha, a Semsa organizou um Dia D de Mobilização, no dia 18 de agosto, com 549 postos, e uma intensificação em um sábado, dia 1º de setembro, com o funcionamento de 63 Unidades de Saúde.
População deve ficar atenta para reforços
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressalta que, mesmo com o encerramento da campanha, a população deve ficar atenta para a imunização das crianças contra a poliomielite de acordo com o esquema de rotina exigida no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização (PNI), que estabelece a aplicação de três doses da vacina injetável (VIP), quando a criança completa dois, quatro e seis meses de vida, além das doses de reforço com Vacina Oral Poliomielite (VOP) aos 15 meses de vida e aos quatro anos de idade.
“As Unidades de Saúde mantém durante todo o ano a oferta das vacinas para que a criança receba o esquema completo de imunização. E pais e responsáveis devem ficar atentos para levar as crianças até uma UBS e, assim, garantir a proteção. Também devem levar o cartão de vacina para que os profissionais de saúde possam avaliar e fazer a atualização vacinal, quando houver necessidade, para outras doenças imunopreveníveis”, alerta Marcelo Magaldi.
A lista com o endereço das 183 salas de vacina em Manaus pode ser acessada no site da Semsa, incluindo as 10 UBSs que funcionam em horário ampliado, abertas ao público até as 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
Manaus optou pela tríplice viral em vez de sarampo
Em nível nacional, a Campanha lançada pelo Ministério da Saúde incluiu a vacinação de crianças contra o sarampo, mas em Manaus, considerando o surto da doença, a aplicação da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba, foi antecipada, tendo registrado a vacinação de 204.897 crianças na faixa etária de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, atingindo 106,9% da meta.
A vacina tríplice viral está disponível, direcionada para a faixa etária de seis meses a 49 anos, na rotina diária de serviço das 183 salas de vacina em Manaus.
Fotos: Divulgação/Semcom