Calha do Juruá terá distribuição de mosquiteiros para prevenir a malária

Publicado em: 23/03/2017 às 18:29 | Atualizado em: 23/03/2017 às 18:33

Mosquiteiros impregnados com inseticidas serão distribuídos pelo Governo do Amazonas durante as viagens do barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) “Todos pela Vida”. A medida é uma das formas defendias pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater a doença.

A distribuição do mosquiteiro impregnado com inseticidas é uma das estratégias usadas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) para reduzir o número de casos de malária no Amazonas. Em 2016, o Estado conseguiu diminuir em 34,4% a quantidade de novos casos da doença frente ao ano anterior. Na região do Juruá, por onde o barco PAI inicia viagem, a redução foi expressiva e alcançou 72% no período. Os números englobam Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati.

Todos pela vida

A embarcação leva serviços de cidadania e saúde às populações de comunidades ribeirinhas e indígenas de difícil acesso e inicia agenda de atendimentos pelas cidades da calha do Juruá, região de alta transmissão da malária no Estado.

O barco foi reformado e reequipado pelo Fundo de Promoção Social (FPS), presidido pela primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira. Além dele, outros dois barcos que levam atendimentos de cidadania e saúde ao interior receberam investimentos de R$ 7 milhões para retomada das atividades. Os atendimentos começarão por Envira (a 1,208 quilômetros de Manaus) na próxima terça-feira, dia 28 de março. Depois, o barco seguirá para Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá.

*Com informações da assessoria 

 

Foto: divulgação