BR-319: obra tem viabilidade técnica e ambiental, diz ministério
Embora nĂ£o divulgado oficialmente, relatĂ³rio do grupo de trabalho, vazado Ă imprensa, diz que a rodovia Ă© prioridade do governo

AntĂ´nio Paulo, do BNC Amazonas em BrasĂlia
Publicado em: 25/03/2024 Ă s 15:18 | Atualizado em: 25/03/2024 Ă s 15:18
O relatĂ³rio do grupo de trabalho, criado pelo MinistĂ©rio dos Transportes para analisar e dar parecer sobre a reconstruĂ§Ă£o da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), considera a obra viĂ¡vel do ponto de vista tĂ©cnico e ambiental.
A minuta do documento, ao qual o site Brasil de Fato teve acesso antecipado, propõe ainda soluções para impedir o aumento do desmatamento.
Entre as propostas estĂ£o: a criaĂ§Ă£o de unidades de conservaĂ§Ă£o e aumento da governança no empreendimento.
No entanto, nĂ£o enfatiza a necessidade de consulta prĂ©via aos povos indĂgenas e originĂ¡rios afetados.
A prĂ©via do relatĂ³rio, cuja versĂ£o oficial ainda serĂ¡ divulgada pelo ministro Renan Rilho (MDB), diz que a obra “Ă© considerada uma das prioridades do governo FEDERAL no setor de infraestrutura de transportes” e aponta que o projeto vai proporcionar “ganhos econĂ´micos e sociais para a regiĂ£o”.
“O compromisso do governo federal, alĂ©m de garantir o desenvolvimento econĂ´mico, e social, com o direito de ir e vir do cidadĂ£o, deverĂ¡ assegurar que a BR-319 seja considerada uma obra modelo, no que diz respeito Ă proteĂ§Ă£o do meio ambiente, de forma a promover o desenvolvimento sustentĂ¡vel da regiĂ£o”, diz a minuta do relatĂ³rio.
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Estratégias
Na minuta do relatĂ³rio, o grupo do MinistĂ©rio dos Transportes apontou estratĂ©gias de monitoramento conjunto e propĂ´s um modelo de gestĂ£o intergovernamental da rodovia, incluindo Ă³rgĂ£os ambientais estaduais, alĂ©m de PolĂcia Federal, ExĂ©rcito e Ibama.
Entre elas, estĂ£o a implementaĂ§Ă£o de um mosaico de unidades de conservaĂ§Ă£o, que devem servir como “escudo” contra a penetraĂ§Ă£o do crime ambiental.
Essa iniciativa jĂ¡ havia sido prevista por um grupo de trabalho do MinistĂ©rio do Meio Ambiente em 2008. E assemelha-se Ă estrada-parque que o entĂ£o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, pregava.
“Para isso, Ă© necessĂ¡rio um planejamento contĂnuo e monitoramento ambiental eficaz, incluindo a gestĂ£o das unidades de conservaĂ§Ă£o, segurança, preservaĂ§Ă£o do extrativismo e controle do fluxo de veĂculos para evitar o aumento do desmatamento”, afirma a minuta do documento.
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Desmatamento
A minuta, que o Brasil de Fato teve acesso, prevĂª ainda alinhamento ao plano de aĂ§Ă£o para prevenĂ§Ă£o e controle do desmatamento na AmazĂ´nia Legal.
Outras estratĂ©gias adicionais incluem a instalaĂ§Ă£o de unidades de fiscalizaĂ§Ă£o e cooperaĂ§Ă£o tĂ©cnica com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de ProteĂ§Ă£o da AmazĂ´nia (Censipam) para monitoramento via satĂ©lite.
O relatĂ³rio foi construĂdo com base no grupo de trabalho criado em novembro de 2023 no Ă¢mbito do MinistĂ©rio dos Transportes.
As pastas do Meio Ambiente e dos Povos IndĂgenas nĂ£o participaram da elaboraĂ§Ă£o.
O grupo da BR-319 realizou reuniões em BrasĂlia (DF), Manaus e Porto Velho com representantes de governos estaduais, parlamentares, sindicatos patronais, universidades e a Funai.
Ambientalistas, pesquisadores e representantes do movimento indĂgena nĂ£o participaram.
Questionado pelo BNC Amazonas, o MinistĂ©rio dos Transportes nĂ£o quis se manifestar sobre os resultados do grupo da BR-319, tampouco sobre o vazamento antecipado do documento.
Disse apenas que o relatĂ³rio oficial serĂ¡ anunciado com grande divulgaĂ§Ă£o, mas nĂ£o definiu data.
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Foto: DivulgaĂ§Ă£o/Movimento BR-319