BR-319: lançadas vigas da ponte do Curuçá, no Amazonas

Interdição por seis horas permitiu o lançamento de vigas metálicas da obra, que está 75% pronta

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/08/2025 às 13:24 | Atualizado em: 24/08/2025 às 13:28

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) interrompeu totalmente o tráfego na BR-319, no km 23,1 (Careiro da Várzea, Amazonas), na manhã da última sexta-feira (22 de agosto), para executar o lançamento das vigas da nova ponte sobre o rio Curuçá.

A interdição total da rodovia nesse trecho ocorreu das 6h às 12h, como previamente comunicado pelo órgão.

Segundo o Dnit, a janela de bloqueio foi necessária para posicionar as vigas longarinas metálicas nos apoios, etapa-chave para montar o tabuleiro da ponte.

Conforme o órgão do governo federal, o procedimento integra o cronograma de obras retomado em dezembro de 2024.

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Status da obra

De acordo com comunicado recente do Dnit, a construção está 75% executada e soma R$ 27,3 milhões em investimentos federais, com conclusão prevista para este ano.

A estrutura terá 150 metros de extensão e 13 m de largura, com duas faixas de 4,6 m e acostamentos de 1,5 m.

Três anos de espera

A nova ponte substitui a estrutura que desabou em 28 de setembro de 2022, deixando três mortos e interrompendo o tráfego no trecho.

Dias depois, a ponte sobre o Autaz-Mirim também cedeu, agravando a situação logística no Amazonas.

•⁠ ⁠28.set.2022 — Desabamento da ponte do Curuçá (3 mortos).

•⁠ ⁠8.out.2022 — Queda da ponte do Autaz-Mirim (sem vítimas).

•⁠ ⁠Dez.2024 — Dnit retoma frentes de obra do Curuçá.

•⁠ ⁠14.mai.2025 — Obra atinge 75% de execução.

•⁠ ⁠22.ago.2025 — Interdição para lançar vigas; montagem do tabuleiro.

Fotos e vídeos: Ronaldo Siqueira/especial para o BNC Amazonas