Bioeconomia da Amazônia é foco de evento promovido por bancos

Executivos vão apresentar balanço do primeiro ano do Plano Amazônia e debater as oportunidades existentes na região e que podem ser desenvolvidas com a floresta em pé

bioeconomia, amazonia, negocios, bancos

Da Redação do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 02/09/2021 às 20:32 | Atualizado em: 03/09/2021 às 16:32

Negócios e sustentabilidade ambiental vão se encontrar no seminário virtual “Bioeconomia em Foco”, promovido pelo Bradesco, Itaú Unibanco e Santander Brasil. O evento acontece amanhã, sexta-feira (3), das 14h30 às 18h.

Na abertura do seminário “Bioeconomia em Foco, os CEO Octavio de Lazari Júnior, do Bradesco; Milton Maluhy Filho, do Itaú; e Sérgio Rial, do Santander, vão fazer um balanço do primeiro ano do Plano Amazônia, lançado em julho de 2020.

A mediação será feita pelo diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães.

Além de apresentar os principais resultados do primeiro ano de atividade do Plano Amazônia, os CEO dos três bancos receberão especialistas para debater as oportunidades de negócios existentes na região e que podem ser desenvolvidas com a floresta em pé, contemplando os interesses das comunidades locais.

Fruto da parceria entre Bradesco, Itaú e Santander, o Plano Amazônia reafirma a importância da contribuição do setor financeiro para a região.

Extração da castanha na Amazônia
Foto: ICMBio

Pacote de conservação

De acordo com a assessoria dos bancos, a iniciativa estabelece o compromisso das instituições com dez medidas concretas para a conservação ambiental, o desenvolvimento da economia e o investimento em infraestrutura sustentável, além da contribuição para a garantia dos direitos básicos da população.

“É um evento que trará um novo olhar sobre bioeconomia, com especialistas que debaterão os potenciais e oportunidades na construção de uma economia sustentável a partir da biodiversidade da Amazônia, em um encontro online e ao vivo”, diz o documento de divulgação do seminário.

Programação do seminário

14h30 – Abertura do evento e balanço do primeiro ano Plano Amazônica, com Octavio de Lazari Júnior, CEO do Bradesco; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; e Sérgio Rial, CEO do Santander. Moderação: André Guimarães, diretor do Ipam – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

15h20 – Bioeconomia: Um setor relevante para o PIB do Brasil, com a participação de Francisco Gaetani, do Instituto Arapyaú; Ricardo Abramovay, pesquisador e professor da USP e Denise Hills, diretora de Sustentabilidade da Natura. A moderação será feita por Marcelo Pasquini, diretor de sustentabilidade corporativa do Bradesco

16h20 – Conservação: Negócios que têm na floresta seus principais ativos. A mesa de debates será com Ulisses Sabará, CEO do Grupo Beraca, Salo Coslovsky, professor associado NYU e Ana Paula Nascimento, representante da COEX Carajás. Moderação: Carolina Learth, diretora de Sustentabilidade do Santander Brasil

17h20 – Pessoas: Educação, formação, empreendedorismo e cultura a serviço da bioeconomia, com Márcia Kambeba, geógrafa e Doutorando na UFPA, Macaulay Abreu, CEO da Onisafra e Denis Minev, CEO da Bemol. A mediação ficará por conta de Luciana Nicola, superintendente de sustentabilidade do Itaú Unibanco.

18h20 – Sessão de encerramento

O evento virtual e gratuito poderá ser acompanhado pelo link: www.planoamazonia.com.br

Foto: vaisefood.com/reprodução