Bi Garcia anuncia medidas de prevenção ao coronavírus em Parintins
Apesar do decreto, o Festival Folclórico de Parintins 2020 mantém a mesma data em junho. Eventos de Garantido e Caprichoso desse mês foram cancelados

por Gabriel Ferreira especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 16/03/2020 às 12:00 | Atualizado em: 16/03/2020 às 12:07
Em coletiva nesta segunda-feira, dia 16, o prefeito de Parintins Bi Garcia, anunciou um decreto visando suspensão de atividades em locais com mais de 100 pessoas, para evitar o ‘avanço do coronavírus’. Este no município localizado a 369 quilômetros de Manaus.
Dessa forma eventos culturais das associações folclóricas Garantido e Caprichoso foram cancelados. Por exemplo, o lançamento do CD temático de ambos bumbás, que seria realizado no dia 28 de março.
Em nota divulgada por sua rede social, o Garantido anunciou “o adiamento da festa de lançamento do CD “Somos o Povo da Floresta”, agendado para o dia 28 de março, na Cidade Garantido, em Parintins, por conta da pandemia do Coronavírus COVID-19, assim como toda programação relacionada a Semana Vermelha, com exceção do início das vendas da camisa oficial que segue confirmada para dia 27 de março. O lançamento do CD Oficial do Boi Garantido acontecerá junto com a Alvorada Vermelha, dia 30 de abril”.
A partir dessa iniciativa, o Caprichoso também comunicou “ o adiamento da Festa de Lançamento do Álbum: Terra, Nosso Corpo, Nosso Espirito, que ocorreria no dia 28 de março. A nova data será anunciada em breve”.
Conforme as medidas, missas e cultos devem ser suspensos. “Não se recomenda fazer missas e cultos com mais de 100 fiéis. A CNBB recomenda isso. Por isso nós vamos fazer uma força tarefa com fiscalização e vigilância nesses eventos”, disse o prefeito.
Com relação as escolas municipais e estaduais, as férias serão antecipadas, sem fator prejudicial ao calendário letivo.
Festival de Parintins
Como maior fator de arrecadação à economia municipal, o Festival Folclórico de Parintins pode ser afetado, caso não haja controle da pandemia nos próximo 90 dias. A partir disso, Bi Garcia explanou a respeito da situação, e a data da festa segue nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2020.
“Nós tivemos um encontro com o vice governador Carlos Almeida e a presidente da Fundação de Vigilância Sanitária-FVS/AM, Rosemary Costa, disse que ainda é prematura a suspensão do Festival, que é um evento daqui a 90 dias. Nada é definido. Se o Brasil atuar fortemente e atuar como a China fez. Vamos atuar de forma preventiva com relação ao festival”, enfatizou o prefeito.
Leia mais
Fake news espalha boato sobre festival de Parintins e prefeito tranquiliza
Contratação temporária à saúde
Durante a coletiva, o chefe do executivo municipal disse que serão contratados mais 200 novos profissionais de forma temporária. Tais como Agentes de Saúde, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros para campanha de conscientização pelas ruas de Parintins. Entretanto eles passarão por um treinamento antes.
Reunião com o governador
O prefeito Bi Garcia também falou que será solicitado um encontro junto ao governador do Amazonas Wilson Lima, com todos prefeitos de municípios da região do Baixo Amazonas.
Planejamento da Saúde Municipal
O hospital regional Jofre Cohen vai trabalhar com adultos e idosos, e o hospital Padre Colombo vai trabalhar com crianças. Com 150 leitos disponíveis, 10 serão disponibilizados exclusivamente para casos com coronavírus.
De acordo com Bi Garcia existe equipes de vigilância sanitária estão alocadas no porto e aeroporto de Parintins para monitoramento. Assim como portos de balsas frequentados por empresários, que vão para outros lugares do Brasil. Por exemplo, em busca de materiais para farmácias da cidade.
Foto: BNC Amazonas
Leia mais
Dicas para saber mais do coronavírus, se cuidar e não entrar em pânico