Barroso manda PF garantir segurança de terra indígena no Pará

Decisão ocorre após conflito com garimpeiros registrado na semana passada na terra indígena Munduruku

Publicado em: 01/06/2021 às 15:57 | Atualizado em: 01/06/2021 às 15:57

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal adote imediatamente todas as medidas necessárias para garantir a vida e segurança na Terra Indígena Munduruku, em Jacareacanga (PA), e em suas imediações.

Na quarta-feira (26), garimpeiros entraram em conflito com agentes de forças de segurança. A ação seria para impedir uma operação de combate à mineração ilegal nas terras indígenas Munduruku e sai-cinza. Dessa forma, dez pessoas ficaram feridas.

Um dia depois, casa da liderança indígena e coordenadora da associação Wakoborũn, Maria Leusa Munduruku, foi incendiada por garimpeiros, segundo denunciam os Munduruku.

Conforme o ministro, a PF terá que ampliar a força na área ou, se for necessário, deslocar efetivos para a região.

Barroso ainda deu prazo de 48 horas para que a Polícia Federal no Pará preste informações sobre a operação realizada na Terra Indígena Munduruku.

A PF terá que esclarecer a situação do local, o número de policiais que permaneceu na área durante a ação. Além disso, deve explicar as medidas adotadas para assegurar a proteção das comunidades indígenas.

Leia mais no G1

Leia mais

PF estoura garimpo ilegal em terra indígena no PA e garimpeiros reagem

Foto: Reprodução/ TV Globo