Barreiras sanitárias estão sendo reforçadas em territórios indígenas

O Vale do Javari,localizado nos municípios de Atalaia do Norte e Guajará é um dos territórios indígenas que estão em alerta diante do coronavírus

Gabriel Ferreira especial para o BNC Amazonas

Publicado em: 02/04/2020 às 19:41 | Atualizado em: 02/04/2020 às 19:43

O Amazonas já registra 2 casos de indígenas infectados pelo covid-19, doença ocasionada pelo coronavírus.

Eles pertencem a etnia Tikuna, e são do município Santo Antonio do Iça. Este situado a 878 quilômetros de Manaus, em linha reta.

Perto dali na região do Alto Solimões, se encontra a cidade de Atalia do Norte e Guajará, onde se localiza o Vale do Javari. O lugar tem demarcação de território indígena, com cinco etnias, que pelos menos quatro são povos isolados. A partir disso é um dos que estão em modo de alerta devido ao coronavírus.

A partir disso, tem sido fortalecido principalmente nessas áreas as barreiras sanitárias, visando impedir contato de estrangeiros. Bem como de pessoas que estiveram em locais de transmissão comunitária da doença.

Segundo o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde(Consems), Januário Carneiro, a preocupação maior é devido a baixa imunidade do indígena para doenças gripais. Principalmente ao covid-19.

“Eu acredito que no Vale do Javari, o município de Atalaia do Norte está sendo feito um trabalho de base voltado pra questão dessas barreiras sanitárias. Estão a gente precisa se reforçar dessas questões”, enfatizou.

Leia mais

Indígenas do Vale do Javari vivem alerta de “contato forçado” e coronavírus

Boletim da FVS-AM

No Amazonas foram atualizados os números nesta quinta-feira, dia 2. De acordo com o boletim, agora são 229 casos confirmados. Desses 155 estão em isolamento domiciliar, 35 estão internados. Além disso foram comprovadas cinco mortes por covid-19, com 36 casos fora do período de transmissão.

Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real

 

Leia mais

Coronavírus chega a Tonantins e AM registra 29 casos em 24 horas