Barcelos é campeã nacional de mulheres mortas por agressão

Barcelos

Publicado em: 08/03/2019 às 18:45 | Atualizado em: 08/03/2019 às 18:45

A cidade de Barcelos, a 399 quilômetros de Manaus, lidera proporcionalmente no país o índice de mortes de mulheres por agressão. Em seguida vêm os municípios de Caracaraí  e Alto Alegre, ambos no estado de Roraima.

Os dados são da Agência Lupa, divulgados hoje, dia 8, pelo site Metrópoles, do Distrito Federal.

Segundo o estudo, em todo o país a média de mortes femininas por agressão é de 0,88% do total. Há cidades, como no caso de Barcelos, que o índice chega a 19,5%.

A pesquisa faz o cruzamento de dados oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade/Ministério da Saúde com os pesquisados pelo IBGE.

Para se ter ideia melhor da situação, somente em 12 municípios brasileiros morrem mais mulheres por vítimas de agressão do que por doenças do sistema circulatório ou câncer.

No caso de Barcelos, no período analisado (2016 e 2017), 48 mulheres foram vítimas de violência, frente às 34 que morreram por problemas circulatórios e outras 17 por causa de câncer.

“Isso faz com que as mulheres desse município, de 27.589 habitantes, convivam com a maior proporção de mortes femininas em decorrência de agressão em todo o país: 19,5% dos registros oficiais – uma em cada cinco”, revela a pesquisa.

 

Leia mais

SPA Danilo Corrêa abre festejos do Dia da Mulher focando na educação

 

Foto: Reprodução/TV