‘Banana ouro’ toma lugar da banana prata nas bancas de Manaus

Protesto de produtores da banana prata de Roraima provocou desabastecimento na capital

Banana prata 1

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/08/2022 às 11:42 | Atualizado em: 21/08/2022 às 11:42

Nos cafés da manhã, nas feirinhas de bairro e mercadinhos o comentário era geral: a banana prata sumiu de Manaus. As bancas improvisadas nas ruas e os vendedores nos semáforos foram juntos. Quem tinha algum estoque se aproveitou para colocar o preço lá em cima, mais do que o dobro. Dessa forma, a prata, mais consumida pela população, virou “ouro”.

Em média, o manauense paga 10 reais pelo monte, com três palmas. Mas, hoje (21), apenas uma estava sendo vendida entre 11 e 15 reais no conjunto Canaranas, na Cidade Nova, zona norte. A região é sempre muito movimentada pelos bananeiros, mas hoje os pontos tradicionais estavam às moscas. 

Conforme eles, a causa do desabastecimento está na BR-174, onde as cargas estão retidas por uma movimentação de protesto de produtores de banana de Roraima. O estado vizinho ao Amazonas é o principal fornecedor da fruta ao mercado de Manaus.

Entrevero está formado no acesso à BR-174, impedindo a chegada da banana a Manaus

Leia mais

Vicinais abandonadas mostram o divórcio da ZFM e agricultura

Adivinha para quem vai sobrar? 

E é bom o manauense ir se preparando porque, como sempre, vai sobrar para o seu bolso. Os produtores lutam para elevar o preço porque os compradores adquirem uma caixa a 20 reais e vendem na capital até por 80, de acordo com eles.

Uma caixa tem cerca de 25 quilos de banana. A reivindicação dos produtores, portanto, é que o preço vá a 40 reais para o produto de “primeira” e a 35 o de “segunda”.

Em protesto, os produtores decidiram bloquear nas BR-210 e 174 exclusivamente os caminhões cargueiros de banana durante toda esta semana. Eles acusam os compradores de monopolizar o mercado da banana prata e de não querer pagar mais do que 30 reais pela caixa.

Conforme os produtores, dessa forma não tem negócio, e o protesto deve se alongar, sem previsão para acabar.

O caso teve reação dos compradores e acabou judicializado.

A Polícia Rodoviária Federal está acionada para ficar de olho na situação nas BR porque os ânimos começam a se exaltar.

Banana prata 2
Hortifruti no Canaranas, um dos raros locais com a “banana ouro”

Fotos: BNC Amazonas e reprodução/Folha de Boa Vista