Aprovado na CAE US$750 milhões para programa na Amazônia

Proposta busca corrigir desequilíbrio regional no acesso ao crédito

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/08/2025 às 11:09 | Atualizado em: 06/08/2025 às 11:09

Nesta terça-feira (5 de agosto), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a concessão de um empréstimo de US$750 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES).

O programa BID-BNDES tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Na Amazônia, essa iniciativa é aguardada para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a criação de empregos.

O parecer positivo à Mensagem (MSF) 23/2025 foi apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e foi lido na comissão pelo senador Omar Aziz (PSD-AM).

Aziz enfatizou a importância da medida, caracterizando-a como uma correção a um desequilíbrio na “desproporcionalidade de recursos” oferecidos pelo BNDES entre o Sul e Sudeste em relação ao Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“A Amazônia sofre muito com isso. Isso aprofunda um desequilíbrio em relação às nossas regiões”.

A proposta seguirá agora em regime de urgência para o plenário do Senado, onde será votado um projeto de resolução para confirmar o aval da União à operação de crédito.

O empréstimo terá um prazo de pagamento de 25 anos, com um período de carência de até cinco anos e seis meses.

Com informações de Agência Senado.

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado