Samad destaca transplantes renais no AM em assembleia do Conass

Em Brasília, o secretário saúde do Amazonas também apresentou a proposta de kit renal

Anoar Samad destaca transplantes renais no AM em assembleia do CONASS

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 27/07/2023 às 08:55 | Atualizado em: 28/07/2023 às 14:56

O secretário de saúde do Amazonas, Anoar Samad, participou ontem (26) da 7ª assembleia do Conass, na qual falou sobre os transplantes renais na rede pública de saúde do Amazonas.

Ao mesmo tempo ele apresentou uma proposta para seja nacional no combate ao problema de insuficiência renal.

Veja vídeo

Leia mais

AM realiza transplantes renais no Hospital Delphina Aziz

Amazonas faz primeiro transplante renal na rede pública

Gestores estaduais

O encontro dos gestores estaduais de saúde teve a participação do Swedenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde.

O secretário falou de algumas ações do governo até o momento atual e destacou o corpo técnico do ministério que contribui para o aperfeiçoamento das ações no sistema de saúde.

Nós estamos no ministério há pouco meses, mas com muita dedicação para fazer as coisas acontecerem, com grande compromisso para um Sistema Único de Saúde (SUS) com mais eficiência, com seriedade no orçamento público, sempre pensando na população, afirmou.

Barbosa destacou que o ministério já vem realizando ações concretas em várias áreas. “Estamos conseguindo ter ações efetivas com a ajuda do Conass e Conasems, isso pode ser visto nas pactuações feitas pela comissão intergestores tripartite”, disse.

Para ele, portanto, com a ajuda dos estados, a comissão deve começar a pensar em temas de natureza estratégicas sob perspectiva maiores e trazer temas como a demografia, questões sanitárias, tecnológicas e novas políticas públicas.

“É fundamental essa união com os estados para que possamos pensar em prazos e prioridades quando se trata de orçamento público”, falou.

Em suma, na conversa, os gestores citaram questões pontuais que ocorrem nos estados e que precisam de atenção, como os medicamentos, assistência farmacêutica, a judicialização, entre outros.

Foto: divulgação