Andressa, 39 anos, 20 no alagado em Manaus. Um choro incontido
Dona Andressa vai sair do alagado onde morava na comunidade da Sharp, zona Leste

Neuton CorrĂªa, da RedaĂ§Ă£o do BNC Amazonas , e Hudson Lima, do site Parintins Amazonas
Publicado em: 28/03/2023 Ă s 14:18 | Atualizado em: 28/03/2023 Ă s 21:21
Dona Andressa dos Santos Bastos, de 39 anos, mais da metade deles vividos na incerteza e no drama das chuvas que inundam o terreno onde ela mora.
Ela pode ter se sentido a pessoa mais forte do mundo, com essa experiĂªncia. Mas nĂ£o conseguiu segurar a chuva de emoĂ§Ă£o que alagou seus olhos, na manhĂ£ desta terça-feira, dia 28 de março de 2023.
Dona Andressa vai sair do alagado onde morava na comunidade da Sharp, zona Leste de Manaus, inundada pela maior chuva do ano, que desabrigou 2.580 famĂlias, entre elas a sua.
O temporal do fim de semana nĂ£o foi o primeiro de sua vida. Foram tantos e tantos que ela havia perdido a esperança de ouvir tantas promessas.
Hoje, contudo, dona Andressa ganhou a chave com a qual darĂ¡ adeus ao sofrimento. Ela ganhou uma casa, por enquanto alugada, mas paga pelo Governo do Estado, que prometeu a ela, alĂ©m de mais 266 famĂlias e mais 200 que serĂ£o incluĂdas no programa agora, atingidas pelas chuvas, moradia definitiva, quando os mais de 500 apartamentos do Prosamim+ estiverem prontos ali onde ela morava atĂ© hoje, num projeto de mais de R$ 1 bilhĂ£o.
A chuva jorrou em seus olhos, quando ela se encontrou com o governador Wilson Lima, no evento em que anunciou o reassentamento de 200 famĂlias que moram na sharp, nas mesmas condições em que vive dona Andressa.
É um choro de felicidade e alĂvio. Esperei tantos anos para conseguir a minha casinha. E agora estou tendo a oportunidade que o governador vai me dar essa casa. Perdi tudo no sĂ¡bado, minha casa ficou toda alagada e perdi tudo. Meu choro nĂ£o Ă© de tristeza e sim de alegria, disse dona Andressa.
Mas para o governador Wilson Lima pode ser tambĂ©m um choro de revolta. Assim ele traduziu o sentimento no discurso que fez ao entregar o benefĂcio auxĂlio moradia. “Muitos prometeram e nunca cumpriram” diz.
Na casa de dona Andressa moram quatro pessoas. Ela, um jovem de 20 anos, uma adolescente de 17 anos e uma criança de 11 anos.
Desempregada, portanto, sua principal receita Ă© uma transferĂªncia de renda no valor de R$ 150 reais, que recebe todos os meses do governo do Estado, desde ano passado.
Leia mais
Governo antecipa bolsa e reassentamento na Sharp e Manaus 2000
Foto: BNC Amazonas