Anatel limpa 5G de 500 municípios e parabólica deve adaptar frequência 

De acordo com o Ministério das Comunicações, a limpeza permitirá melhor aproveitamento da migração do serviço

anatel, 5g, municipios, parabolica

Publicado em: 15/10/2022 às 10:27 | Atualizado em: 19/10/2022 às 10:12

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por meio do grupo Gaispi, já autorizou a limpeza do 3,5 GHz, essencial para a implementação do 5G puro no Brasil.

Manaus está incluída no procedimento porque serão beneficiadas regiões metropolitanas de capitais e no entorno das cidades com mais de 500 mil habitantes. A orientação é do Ministério das Comunicações (MCom).

Essa limpeza do espectro, segundo a Anatel, será fruto dos ganhos logísticos obtidos diante da distribuição e da instalação dos kits de recepção de sinal. 

Isso, segundo o MCom, permitirá um melhor aproveitamento da comunicação da migração. O intuito do Gaispi é aumentar a eficiência do processo e usar os recursos de forma eficaz. 

De forma prática, isso pode antecipar a chegada do 5G puro a cidades menores — desde que próximas a grandes municípios — antes do cronograma estabelecido pela Anatel. De acordo com a agência, cerca de 500 cidades pequenas deverão ser favorecidas. 

Leia mais

Anteriormente, o Governo programava que o 5G puro deveria ser disponibilizado nas cidades com mais de 500 mil habitantes até 1º de janeiro de 2023.

Contudo, a Anatel afirma que a antecipação na limpeza da faixa 3,5 GHz não implica dizer que ela estará liberada para uso nessa data. 

Com informações do portal Tecnoblog.net 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil