Amazônia: pesquisador do Inpa debate efeitos das mudanças climáticas
Na palestra, Fearnside vai examinar as causas e os impactos dos diversos eventos extremos dos últimos anos e as implicações políticas

Publicado em: 30/07/2024 às 11:27 | Atualizado em: 30/07/2024 às 11:27
Os Seminários da Amazônia apresentam nesta quinta (1º de agosto) a palestra do pesquisador do Inpa Philip Fearnside “Amazônia e a crise climática na nova época de eventos extremos”.
O pesquisador estará no Centro de Convivência da Editora Inpa, campus I, bairro do Aleixo, em Manaus, a partir das 16h, para debater como os eventos climáticos extremos ameaçam a floresta amazônica e quais medidas podem ser tomadas para mitigar os riscos.
Segundo Fearnside, os eventos climáticos extremos ameaçam a floresta amazônica e aumentam a importância de reverter as diversas políticas governamentais que hoje estão contribuindo para o aumento desses riscos. Os eventos climáticos extremos incluem as grandes secas, como as causadas pelos fenômenos El Niño e o dipolo do Atlântico, e grandes inundações, como a do rio Madeira em 2014.
“Há também mudanças graduais, como o aumento das temperaturas médias e máximas e o alongamento da época seca. Algumas mudanças são previstas por modelagem climática e outras são ‘surpresas’”, conta o pesquisador.
Na palestra, Fearnside vai examinar as causas e os impactos dos diversos eventos extremos dos últimos anos e as implicações políticas. “Mudanças radicais nas atuais políticas governamentais são urgentes”, ressalta.
Leia mais no 18horas
Leia mais
Governo investe R$ 460 milhões em pesquisa e inovação na Amazônia
Foto: Divulgação