Amazônia: madeireiras e desmatamento se aproximam de maior tribo isolada
Perigo para os indígenas foi registrado em vídeo

Publicado em: 18/07/2024 às 11:23 | Atualizado em: 18/07/2024 às 11:24
O maior povo indígena isolado da floresta Amazônica e possivelmente do mundo, Mashco Piro, está se aproximando de áreas de extrativismo de madeira e de desmatamento, o que pode implicar em inúmeros riscos à vida desses indivíduos. A aproximação potencialmente perigosa ocorre na Amazônia Peruana, segundo vídeo divulgado na terça-feira (16).
As imagens do povo foram captadas pela Survival International. Esta é uma organização não-governamental que defende os povos indígenas ao redor do mundo, o que inclui a região da Amazônia.
Composto por cerca de 750 membros, o povo Mashco Piro é conhecido por ser uma comunidade de caçadores-coletores nômades, sem hábito de criação de roças.
Conforme os alimentos se esgotam, migram para outras áreas, dentro de um mesmo território. Quando ocorrem, as interações se limitam a outros povos apenas.
Riscos do povo isolada na Amazônia
“Essas imagens incríveis mostram que um número muito grande de pessoas isoladas do [povo] Mashco Piro estão vivendo a apenas algumas milhas de onde as madeireiras estão prestes a começar suas operações”, afirma Caroline Pearce, diretora da Survival International, em nota.
Segundo a organização, madeireiras já ocupam partes do território deste povo na Amazônia Peruana. Inclusive, foram construídos mais de 200 km de estradas para viabilizar a extração de madeira na região.
A seguir, confira vídeo sobre a ocupação do povo Mashco Piro:
“Este é um desastre humanitário em andamento – é absolutamente vital que os madeireiros sejam expulsos e que o território dos Mashco Piro seja finalmente protegido adequadamente”, defende Pearce.
Leia mais em Canaltech
Leia mais
Garimpeiros avançam na terra ianomâmi e chegam ao pico da Neblina
Foto: Survival International